Sindiquinze prestigia cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista para Defesa e Valorização das Polícias Institucionais

O Sindiquinze, representado pelo presidente Zé Aristéia, prestigiou, na tarde desta quarta-feira (03), a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista para Defesa e Valorização das Polícias Institucionais.

A solenidade aconteceu no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados e reuniu representantes sindicais de outras regiões do país, bem como Agentes da Polícia Judicial e as entidades envolvidas na criação.

A mesa de honra foi composta pela presidente da Frente, deputada Rosângela Reis (PL/MG); o vice-presidente, senador Izalci Lucas (PL/DF) e o segundo vice-presidente, Coronel Telhada (PP/SP). O presidente da AGEPOLJUS Darney Bessa; coordenador da AGEMPU Raul Loureiro Lopes Neto e o presidente da Associação das Polícias do Congresso Nacional (APCN) Fernando Marinha também compuseram a mesa.

Após anunciar a instalação formal da Frente Parlamentar Mista, a deputada Rosângela Reis reafirmou o objetivo de promover a valorização e o reconhecimento das polícias institucionais, “lutando por melhores condições de trabalho, salários e formação continuada”.

Para a presidente da FPMDVPI, este é um passo importante para a atenção e recursos necessários para a função dos policiais institucionais em todo o país.

O senador Izalci Lucas se disse honrado em compor a primeira gestão de uma Frente tão relevante para a segurança institucional dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público da União.

Durante as falas, os convidados ainda destacaram a atuação da Polícia Judicial no 8 de janeiro de 2023, quando a segurança institucional e o empenho dos Policiais tiveram destaque na atuação dos atos ocorridos contra o Supremo Tribunal Federal em Brasília.

Para o presidente do Sindiquinze, a criação da Frente Parlamentar Mista para Defesa e Valorização das Polícias Institucionais abre mais um espaço de atuação para a garantia da manutenção e avanço da Polícia Judicial em todo o Poder Judiciário Federal. “Durante o lançamento foi enfatizado o papel pela democracia ocorrido naquele 8 de janeiro, na defesa e heroísmo dos Agentes de Polícia na proteção dos prédios do Congresso Nacional e do Judiciário. Então essa Frente Parlamentar é mais um passo, junto com os projetos de lei que já tramitam na Câmara, para a ampliação do papel e o reconhecimento da Polícia Judicial no âmbito do trabalho institucional que já vem sendo realizado há décadas, mas que agora ganha maior reconhecimento”, finaliza Zé Aristéia.

Além da FPMDVPI, o Sindiquinze também apoia a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça, lançada em 2023, bem como é uma das entidades membro da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público que, em ações conjuntas com a Fenajufe, outras federações e sindicatos, luta por reconhecimento e melhorias para todos os servidores públicos do Brasil.

Por Caroline P. Colombo com foto da AGEPOLJUS