Diretora responsável: Maria Martha de Lima dos Santos

São José do Rio Preto pertence localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 443 km. Ocupa uma área de 431,3 km², sendo que119,48 km²7 estão em perímetro urbano. A população estimada para 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 434.039 habitantes, sendo o décimo primeiro mais populoso de São Paulo e primeiro de sua mesorregião.

A cidade de São José do Rio Preto foi emancipada de Jaboticabal na década de 1890. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que banha o município. Hoje, é formada pelos distritos de Engenheiro Schmitt, São José do Rio Preto (Distrito-Sede) e Talhado, e subdivide-se em cerca de 360 bairros, loteamentos e residenciais. É um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, também presente em grande parte do estado de São Paulo, principalmente no início do século XX.

O Fórum Trabalhista de Rio Preto é responsável pelo atendimento de jurisdicionados de 14 cidades, além da sede: Jaci, Mirassol, Uchoa, Bady Bassitt, Palestina, Onda Verde, Nova Granada, Guapiaçu, Potirendaba, Paulo de Faria, Orindiuva, Cedral, Ipiguá e Neves Paulista.

Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto
Avenida José Munia nº 5500