Diretor responsável: Sidney Vieira Bento

São José dos Campos pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos. É sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizando-se a leste da capital do estado. Ocupa uma área de 1.099,6 km², sendo que 353,9 km² estão em perímetro urbano e os 745,7 km² restantes constituem a zona rural.Em 2013 sua população foi estimada pelo IBGE em 673.255 habitantes, sendo que em 2010 era o sétimo mais populoso de São Paulo e o 28º de todo o país.

O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.9

São José dos Campos foi elevada à categoria de vila em 1767. No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o café, principalmente a partir da década de 1880. Porém na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, sendo este o momento que a cidade descobre sua vocação para a área da tecnologia. O Fórum em São José dos Campos abriga cinco Varas do Trabalho e o Serviço de Distribuição dos Feitos em uma área de 2.758 metros quadrados e é responsável pelo atendimento da população da cidade e dos municípios de Paraibuna e Monteiro Lobato.

Fórum Trabalhista de São José dos Campos
Rua Juiz David Barrilli, nº 85