Valores absorvidos nas parcelas do reajuste dos servidores são tratados em reunião com representantes do CSJT

O presidente do Sindiquinze Zé Aristéia participou, nesta quarta-feira (04), de uma reunião com a secretária-geral adjunta do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Flávia Beatriz Eckhardt da Silva. Articulada pela Fenajufe, o encontro teve as presenças dos coordenadores Denise Carneiro e Paulo José Silva.

Além deles, participaram a Secretária de Gestão de Pessoas do CSJT, Rosa Casado, que representa o Conselho no Fórum de Carreira do CNJ.

O objetivo principal dos dirigentes foi levar ao reconhecimento das secretárias o direito das servidoras e servidores à devolução dos valores absorvidos desde a primeira parcela do reajuste salarial da categoria, ocorrido em fevereiro de 2023.

Os representantes dos servidores ressaltaram a decisão ocorrida no Conselho da Justiça Federal que, em sessão ocorrida no dia 24 de junho, reconheceu a legitimidade do direito à não absorção dos Quintos.

Neste sentido, a coordenadora da Fenajufe Denise Carneiro solicitou que o CSJT oficie os tribunais para que acelerem o pagamento.

Outros pontos abordados na reunião desta quinta-feira foram a defesa da Justiça do Trabalho e provimento de vagas, bem como a convocação dos concursados aprovados e o anteprojeto defendido pelas entidades para a reestruturação da carreira e possibilidade de reajuste, respeitando as premissas aprovadas nacionalmente pela categoria.

Sobre a recomposição do quadro, o presidente do Sindiquinze lembrou que existe orçamento aprovado para 1.600 cargos, sendo nomeados pouco mais de 400. Zé Aristéia indagou a Secretária de Gestão de Pessoas sobre a previsão para a nomeação dos 1.200 faltantes, o que Rosa Casado sinalizou não haver indicativo para essas nomeações. A representante do CSJT informou, ainda, que o momento é de posse de novos juízes e que, após esse processo, será retomada as ações para os servidores.

Foto: Joana D Arc – Fenajufe