Servidores do TRT-15 têm até quarta-feira para implementarem o segundo fator de autenticação para acesso à Intranet

Os servidores do TRT da 15ª Região e demais tribunais do Poder Judiciário brasileiro têm até a próxima quarta-feira (24) para implementarem o segundo fator de autenticação para acesso a qualquer área do site da Corte que contenha informações pessoais.

No caso do TRT-15, todos os servidores (ativos e aposentados) devem baixar o aplicativo Google Authenticator em um dispositivo (celular ou tablet) e efetuar os procedimentos para a efetivação do segundo fator para o acesso à Intranet. A partir do código gerado no APP do dispositivo, o servidor irá acessar a Intranet via computador.

A determinação do método denominado Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) como requisito funcional de acesso está contida na Portaria da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 140, de 22 de abril de 2024, e determina aos órgãos do Poder Judiciário Brasileiro, com exceção do Supremo Tribunal Federal, a devida implementação. Leia aqui

De acordo com a Portaria, o MFA é obrigatório para usuários internos e externos que necessitem de acesso aos sistemas judiciais sensíveis, entre eles, os sistemas de processo judicial eletrônico, sistemas ou serviços que permitam acesso a dados sensíveis ou confidenciais, tramitação de processos administrativos e e-mail funcional ou corporativo.

Em contato com o Setor de Tecnologia da Informação do Tribunal, o sindicato foi informado que a partir de quarta-feira, os servidores não terão acesso à Intranet sem que efetuem o segundo fator de autenticação. De acordo com a TI, esse é um procedimento padrão de segurança estipulado pelo CNJ para garantir a proteção dos dados dos usuários.

O passo a passo de como garantir o MFA está disponível AQUI. No espaço também é possível acessar um vídeo sobre como baixar o Google Authenticator e garantir a autenticação para o acesso.

Dúvidas ou dificuldades podem ser sanadas a partir da abertura de chamado na Intranet. Os aposentados também podem solicitar ajuda direto na Sessão de Apoio aos Inativos do TRT.

O Departamento Jurídico do Sindiquinze acompanha o PROAD relativo a esse tema e já ingressou com pedido de dilação do prazo para que os servidores possam obter todas as informações e o treinamento necessário antes da obrigatoriedade do método.