Sindiquinze alerta para golpes aplicados por estelionatários

O Sindiquinze chama a atenção de todos os servidores da 15ª Região para golpes aplicados por estelionatários, seja por meio de sites e redes sociais ou via telefonemas.

Segundo dados divulgados pelo UOL, os brasileiros sofrem, em média, 208 golpes por hora, sendo quase 2 milhões de ocorrências em todo o país. Entre os crimes mais comuns estão o de falso sequestro, premiações em promoções ou programas de TV, bilhete premiado e venda de produtos particulares.

Foi em um desses casos que o servidor associado Cleilson Damasceno de Oliveira, de 36 anos, lotado no Fórum Trabalhista de Limeira, adquiriu uma dívida bancária. Recém-chegado no TRT, o colega empossado em fevereiro, foi vítima de um golpe na compra de um automóvel.

O filiado relata que ele e a família decidiram adquirir um carro quando, após contato com o possível vendedor, estiveram em Mogi Miriam para averiguarem as condições do veículo que, segundo o homem, era de sua cunhada. De acordo com Cleilson, fizeram o teste-drive e, após as negociações, decidiram que comprariam o automóvel.

No dia seguinte, após efetuarem um empréstimo bancário para a aquisição do carro, retornaram para Mogi Mirim para os trâmites de transferência do valor, quando voltariam para Limeira já com o veículo. Segundo o filiado do Sindiquinze, um novo contato foi realizado com o suposto vendedor e, novamente, foi possível verificar as condições do bem que seria comprado.

O servidor conta que ele e a família se dirigiram para o banco e, após efetuarem a transferência do valor combinado, ligaram para a proprietária do carro e a mesma informou que o automóvel não estava à venda e que não conhecia a pessoa que se passou pelo vendedor, sendo constatado terem sido vítimas de um golpe.

“Nós chegamos a voltar no banco para tentar estornar o valor transferido, mas não foi possível fazer nada. E agora temos uma dívida de quase R$ 100 mil com o banco, sem termos condições, para pagar um carro que não temos também”, explica.

“Vir para o estado de São Paulo era uma alegria, principalmente com a posse do Tribunal, mas agora estamos nessa situação sem saber o que fazer”, completa o associado.

A partir da ocorrência, os servidores de Limeira se solidarizaram e sugeriram que Cleilson fizesse uma vaquinha, na tentativa de obter o montante para o pagamento do empréstimo. Diante do apelo do sindicalizado, o Sindiquinze divulga abaixo os dados para quem puder e quiser contribuir com o servidor, na tentativa de amenizar o prejuízo neste início de atuação no Tribunal.

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/4990429

Chave PIX da vaquinha: 4990429@vakinha.com.br

Opção de Pix direto: CPF: 03218273501 – Cleilson Damasceno de Oliveira

Qualquer valor é bem-vindo para o colega!

O Sindiquinze também reforça o chamado para que os servidores, ativos e aposentados, fiquem atentos a qualquer tipo de golpe. Infelizmente, nos tempos atuais, os oportunistas se aproveitam para extorquir ou obter dinheiro através de falsas vendas ou informações para as vítimas.

Fique Atento!