O Sindiquinze, representado pelo diretor Joaquim Castrillon, prestigiou, na última quarta-feira (16), solenidade realizada no Fórum Trabalhista de Campinas em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho na cidade.
Na ocasião, o presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima, inaugurou uma mostra histórica que conta a história da Justiça do Trabalho em Campinas, a partir da 1ª VT do município, antiga Junta de Conciliação e Julgamento.
A cerimônia contou com a presença do juiz diretor do Fórum, Dr. Carlos Eduardo Oliveira Dias; da coordenadora do Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal, Cristina Paula Pera e de servidores e magistrados da Justiça do Trabalho de Campinas.
Promovida pelo CMAC, a mostra histórica recebeu a colaboração de diversas instituições, incluindo o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Museu da Imagem e Som e o Museu Musical, ambos de Campinas. O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) também disponibilizou representações digitais do acervo, como documentos do juiz Abraão Blay, o primeiro juiz-presidente da 1ª JCJ de Campinas.
Segundo o diretor Joaquim Castrillon, o CMAC do TRT-15 fez um brilhante trabalho de resgate dos 80 anos da Justiça do Trabalho e da garantia da proteção do trabalhador de Campinas e região.
O evento também foi uma oportunidade para relembrar momentos da história da Justiça no interior paulista. De acordo com o presidente do Tribunal, o primeiro processo recebido pela 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Campinas envolvia um caso de assédio moral (termo ainda não utilizado na época), “o que ressalta a importância da Justiça do Trabalho para mediar conflitos e garantir direitos fundamentais”.
O juiz diretor do Fórum falou sobre fatos que marcaram a sua trajetória no TRT-15, iniciada como servidor na 1ª Junta de Conciliação. Dr. Carlos Eduardo também enfatizou os ataques vivenciados pela Justiça do Trabalho ao longo de sua existência.
Castrillon chama a atenção para um fato que segue recorrente na JT da 15ª Região: “a história aponta o déficit de servidores existente desde a Junta de Conciliação e Julgamento, que foi inaugurada sem qualquer servidor”, enfatiza.
“Foi uma celebração em clima fraterno e festivo. Esperamos seguir representando a Justiça do Trabalho da 15ª Região e que venham os 100 anos de uma justiça sempre jovem”, finaliza o diretor do Sindiquinze.
A exposição
Os visitantes podem interagir com dois painéis físicos e uma exposição virtual disponível em tela sensível ao toque, onde encontrarão dados sobre a criação da Junta, antigos endereços, imagens históricas das ruas e informações sobre a trajetória administrativa e judicial da 1ª VT de Campinas. Integram a mostra a fotografia de Neide de Sá, a primeira juíza presidente da 1ª Junta do Trabalho de Campinas, acompanhada de uma biografia e uma reprodução da capa do primeiro processo da Junta.
A mostra, que busca ser fonte de informação e um tributo à trajetória da Justiça trabalhista na região, é gratuita e aberta a todas e todos que desejam conhecer mais sobre a história judicial de Campinas.
Serviço: Mostra Histórica – 80 anos da Justiça do Trabalho em Campinas
Onde: Fórum Trabalhista de Campinas
Av. José de Souza Campos, 422, Nova Campinas
Quando: Segunda à sexta, das 8 às 16 horas.
Entrada gratuita.
Por Caroline P. Colombo com informações do TRT-15
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
651total visits,2visits today
Deixe um comentário