O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAPS) realizou, nesta terça-feira (25), a primeira reunião do ano de 2025. Nesta retomada das atividades, a coordenação destacou a importância da participação dos aposentados e dos pensionistas na luta contra a redução do custeio da saúde de todas e todos. “Os aposentados são os mais afetados com os Atos do CSJT, uma vez que os valores que pagamos com planos de saúde são superiores aos de qualquer outra faixa etária”, enfatizou a coordenadora Maria Izabel Falco Salles Marques.
O encontro contou com a participação da advogada do sindicato, Isabella Bittencourt (Cassel Ruzzarin Advogados), que fez um breve histórico das ações efetivadas pelo Sindiquinze, tanto com o ingresso do Mandado de Segurança junto ao TRT-15 para impedir a redução do Auxílio, como o envio de memoriais ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Dra. Isabella destacou que o Sindiquinze está atento às medidas, inclusive em relação à análise do CSJT sobre a matéria.
A coordenação do NAPS ainda chamou os aposentados e pensionistas para participarem das demais ações de mobilização do sindicato, entre elas, a paralisação nacional já aprovada em assembleia para o dia 20 de março em defesa da carreira e reestruturação salarial, bem como da assembleia a ser convocada que elegerá os delegados para o 12º Congrejufe.
“Nós precisamos estar engajados e participarmos de todas essas atividades para que a voz dos aposentados também seja ouvida e nossos pleitos debatidos com o conjunto da categoria”, completou Izabel.
Prova de vida
O servidor da Seção de Frequência de Pessoal Externo e Prontuários de Inativos do TRT, Eder Felipe Serra Santana, também esteve na reunião do NAPS para o repasse de informações sobre os procedimentos necessários para a realização da Prova de Vida que, neste ano, acontecerá entre 6 de março e 4 de abril.
Eder tirou as dúvidas dos presentes e auxiliou aqueles que optaram por efetivar o recadastramento através do aplicativo gov.br.
Aposentados e pensionistas que tiverem dúvidas podem comparecer na Sede Administrativa do Tribunal, à Rua Dr. Quirino nº 1080 – 3º andar, ou receber as orientações por videochamada, previamente agendada pelo telefone (19) 3231-9500, ramal 2428. O horário de atendimento da Seção é das 12h às 18h.
Próximas atividades do NAPS
Diante das diversas atividades programadas para o mês de março, o Núcleo tirou um calendário para a participação das filiadas e filiados. Com a mobilização do dia 20 de março, a reunião do NAPS do próximo mês será antecipada para a data, tornando possível a presença dos aposentados na paralisação.
O encontro do mês de abril também será antecipado para a terça-feira (22/04), devido à realização do 12º Congrejufe no Paraná.
Durante a reunião desta terça-feira, os participantes apresentaram a reivindicação de que o Núcleo promova um passeio entre os interessados, como já realizado anteriormente, garantindo um momento de descontração e confraternização.
Neste item, a coordenadora Maria Sônia Faria reafirmou a atual conjuntura de luta do Sindiquinze pela manutenção do Auxílio-Saúde, o que necessita de todas as energias dos servidores, ativos e aposentados, para a mobilização. “Neste momento, precisamos estar focados em atuar contra a redução do custeio da saúde”, ponderou.
O pedido elaborado por escrito pelos presentes foi encaminhado à presidência do Sindiquinze para análise.
Ao final, o coordenador Valdir Bezerra de Lima reforçou a importância da participação dos aposentados e pensionistas da 15ª Região nos temas que envolvem o segmento, como o trabalho pelo fim da contribuição previdenciária, auxílio-nutrição e manutenção da saúde.
A reunião foi encerrada com a comemoração dos aniversários dos meses de janeiro e fevereiro e a confraternização entre os participantes.
Por Caroline P. Colombo
541total visits,5visits today
Deixe um comentário