O Sindiquinze realizou, na tarde desta quarta-feira (28), mais um importante ato de mobilização na 15ª Região em defesa das pautas da categoria. As ações ocorreram, simultaneamente, em Campinas, Sorocaba e São José do Rio Preto.
Em Campinas, a concentração ocorreu em frente à sede do TRT-15, no centro da cidade, reunindo servidoras e servidores em um momento de informes, resistência e convocação à luta. Durante a manifestação, o presidente Zé Aristéia falou sobre a mobilização nacional chamada pela Fenajufe para este 28 de maio e fez um balanço das principais pautas em debate como o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), Adicional de Qualificação (AQ) e o Auxílio-Saúde.
Ele destacou a atuação do Sindiquinze na mobilização em defesa da isonomia do Auxílio-Saúde, com paralisações e caravanas que marcaram a presença da 15ª Região em diversas frentes de luta. “Nossa caravana com 60 pessoas pressionou o CSJT na sessão de 31 de março e, mesmo com o tema fora da pauta, voltamos a Brasília na última sexta (23), com 25 colegas demonstrando a força da nossa união em defesa da isonomia no custeio da saúde para servidores e magistrados”, lembrou Zé Aristéia.
Segundo o presidente, a expectativa agora é de uma presença ainda maior na próxima sessão do CSJT. “A expectativa é que a 15ª esteja com uma grande caravana na sessão que deverá deliberar sobre o custeio da saúde”, afirmou.
Zé Aristéia também repassou informações atualizadas sobre a proposta alternativa ao AQ encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal aos tribunais superiores (Relembre AQUI), ressaltando o trabalho conjunto do Sindiquinze com a Fenajufe para garantir avanços reais para toda a categoria. A disputa orçamentária também foi relembrada pelo presidente do Sindiquinze.
Outro ponto abordado durante a fala foi a realização de uma Rodada de Assembleias em toda a 15ª Região, marcada para o período de 9 a 13 de junho. As assembleias fazem parte do calendário nacional aprovado no 12º Congrejufe e terão como pauta a deliberação sobre deflagração de greve a partir de 30 de junho. “Já integrados na greve nacional, estaremos em Brasília pressionando o CSJT sobre nossa pauta da saúde”, completou o presidente do sindicato.
O projeto Especializa & Equaliza também foi tratado durante o ato como uma das pautas estratégicas que o Sindiquinze levará às assembleias. Conforme divulgado pelo Sindiquinze, há uma necessidade de um debate aprofundado e transparente sobre o tema, com base na realidade vivenciada pelas servidoras e servidores diretamente impactados. “Nossa rodada de assembleias ocorrerá, pelo menos, nos 10 locais aonde existem secretarias conjuntas, além de promovermos uma deliberação virtual para garantir a participação de toda a 15ª Região”, enfatizou Zé Aristéia.
O diretor Joaquim Castrillon também se pronunciou, destacando a reunião ocorrida com a presidente do TRT-15 na última segunda-feira (26), ocasião em que foi confirmado que o valor atualmente repassado a servidores e magistrados para o custeio da saúde seguirá congelado, sem absorver os reajustes praticados pelos planos. Ele reforçou a importância da unidade nacional da categoria. “É fundamental que tenhamos o maior conjunto possível de colegas em todo o Brasil engajados na luta pela valorização e pela saúde dos servidores”.
O Edital de Convocação das assembleias será publicado no início da próxima semana, e o Sindiquinze convoca desde já toda a categoria da 15ª Região a participar ativamente desse momento decisivo para o futuro dos servidores e servidoras do TRT-15 e de todo o PJU.
Reunião em Ribeirão Preto manterá mobilização nesta quinta-feira
No Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto a atividade de mobilização foi transferida para esta quinta-feira (29), quando os servidores se reunirão em defesa das pautas que integram os atos nacionais deste 28 de maio.

Por Caroline P. Colombo
Deixe um comentário