Fenajufe divulga esclarecimentos sobre a reunião do Fórum de Carreira e as tratativas para uma proposta consensual de reajuste salarial para 2026

postado em: NOTÍCIAS | 0

A Fenajufe divulgou, nesta segunda-feira (23), esclarecimentos sobre a última reunião do Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU, realizada pelo CNJ no último dia 18 de junho.

No encontro, os representantes da Federação reafirmaram o compromisso com a construção coletiva das pautas da categoria e anunciaram a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), marcada para esta quarta-feira (25), para tratar do tema.

A reunião do Fórum contou com a participação do coordenador e conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano, além de representantes do Sindjus-DF. Na ocasião, a Fenajufe reiterou a importância da reestruturação da carreira, com base na proposta apresentada para o Projeto de Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), que já resultou em avanços como a melhoria no Adicional de Qualificação (AQ) e outras medidas com e sem impacto financeiro.

As discussões caminham para a tentativa de construção de uma proposta consensual de reajuste salarial para 2026, que deve ser deliberada na reunião do Fórum marcada para o dia 9 de julho e, posteriormente, encaminhada ao STF, com o objetivo de inclusão no orçamento do PJU para o próximo ano.

Entre os pontos debatidos está o aumento da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) de 140% para até 170%, além de reajuste no Vencimento Básico (VB) entre 5% e 6%. A Fenajufe destacou, no entanto, a posição contrária ao parcelamento do reajuste para além de 2026, por entender que isso comprometeria o início efetivo da reestruturação da carreira a partir de 2027.

A Federação reforçou que o Fórum de Carreira não possui caráter deliberativo, embora o STF tenha adotado a prática de aguardar o encaminhamento do grupo antes de formalizar propostas ao Congresso Nacional. Foi firmado, ainda, o compromisso de que o debate sobre a reestruturação terá continuidade tão logo o texto referente ao reajuste de 2026 seja enviado ao Supremo.

O Sindiquinze acompanha com atenção todas as etapas da negociação e reforça que não há, até o momento, qualquer proposta oficializada pelo STF sobre o índice de reajuste para janeiro de 2026. A única manifestação segue sendo o ofício do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, no qual afirma que o índice viável será informado até agosto.

Neste cenário, a Fenajufe mantém a postura de diálogo, responsabilidade e fidelidade às decisões da categoria, trabalhando para garantir o maior índice de reajuste possível, aliado à urgente necessidade de enfrentamento das distorções salariais e dos problemas estruturais da carreira do Judiciário Federal.

Por Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =