Assembleia do Sindiquinze aprova GREVE nos dias 6 e 7 de agosto em defesa da saúde e do PCCS

postado em: NOTÍCIAS | 0

Deliberação híbrida também aprovou as contas de 2024 e proposta orçamentária para o próximo ano.

Em Assembleia Geral Ordinária do Sindiquinze realizada no último sábado (26), os participantes aprovaram a realização de greve nos dias 6 e 7 de agosto, em defesa do Auxílio-Saúde para os servidores da 15ª Região e pela implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) para todo o Judiciário Federal.

Durante a assembleia, o presidente Zé Aristéia detalhou as ações que vêm sendo realizadas pelo sindicato contra o congelamento do orçamento destinado à saúde. Entre elas, o lançamento de campanha de mobilização na última semana, além de reunião agendada com a presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Lockmann, ainda nesta semana.

Zé Aristéia também informou que estará em Brasília entre os dias 4 e 8 de agosto, atuando como coordenador plantonista da Fenajufe. Nesse período, o dirigente vai oficiar os conselhos e tribunais superiores e solicitar audiências nos órgãos, com o objetivo de pressionar a correção da tabela orçamentária para o custeio da saúde ainda neste exercício.

Na pauta da mobilização, também está a luta pela valorização da carreira, com destaque para a proposta de recomposição salarial defendida pela Fenajufe junto ao Fórum Permanente de Carreira do CNJ, que prevê reajuste de 5% no vencimento básico e a majoração da Gratificação Judiciária (GAJ) para 165%, conforme aprovação do Conselho Deliberativo das Entidades (CDE).

A assembleia confirmou, ainda, a presença de uma caravana do Sindiquinze com mais de 20 servidores em Brasília no dia 6 de agosto, durante o ato convocado pela Fenajufe em frente ao Supremo Tribunal Federal.

O Sindiquinze fará a notificação oficial à Administração do Tribunal sobre a paralisação dos dias 6 e 7 de agosto em toda a 15ª Região e, desde já, conclama a categoria à participação neste importante ato em defesa da saúde e da carreira.

Aprovação das contas de 2024 e orçamento para o próximo ano

Além do debate sobre a greve, a Assembleia também tratou da Prestação de Contas do exercício de 2024 e da Proposta Orçamentária para 2026. Após a apresentação do parecer do Conselho Fiscal, que recomendou a aprovação sem ressalvas, os participantes aprovaram, por maioria, a prestação de contas do ano passado. A presidente do CF, Susana Haydee Flores Cucatti, destacou “não ter sido encontrada nenhuma inconsistência que indique a desaprovação das contas”.

Na sequência, foi apresentada e aprovada por unanimidade a proposta orçamentária para o exercício de 2026. Ao apresentar os dados, o presidente Zé Aristéia reafirmou o compromisso do Sindiquinze com a luta em defesa da categoria e destacou a responsabilidade na gestão financeira. “Mesmo com a atuação firme nas mobilizações e o envio recorrente de caravanas para Brasília, a saúde financeira do sindicato tem se mantido absolutamente saudável”, afirmou.

O Sindiquinze segue sendo protagonista de ações em defesa do Auxílio-Saúde dos servidores e integrado na luta pela aprovação do PCCS a partir de 2026.

Por Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − três =