Sindiquinze participa de reunião com deputado Alencar Santana em defesa da Justiça do Trabalho e do Adicional de Qualificação

postado em: DESTAQUE | 0

O Sindiquinze participou, nesta quarta-feira (13), de uma reunião no gabinete do deputado federal Alencar Santana (PT/SP), em Brasília, para tratar de pautas centrais para os servidores do Judiciário Federal. O sindicato esteve representado pelo presidente Zé Aristéia, pelos diretores Marcelo Amorim de Menezes e Maria Martha de Lima dos Santos, e pelos sindicalizados Thiago Duarte e Sandra Dias.

O encontro, articulado pelo filiado Thiago, contou com a presença de coordenadores da Fenajufe e de representantes de outros sindicatos de base. Foram debatidos dois temas prioritários: a defesa da competência da Justiça do Trabalho — atualmente sob ameaça em processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) — e a tramitação do PL 3084/2025, que atualiza as regras do Adicional de Qualificação (AQ) para servidores e servidoras do PJU e do MPU.

No diálogo, os representantes reforçaram a urgência na aprovação do PL 3084/2025 ainda em 2025, destacando que a proposta atualiza a Lei 11.416/2006 e unifica os parâmetros do AQ, garantindo mais justiça e valorização para a categoria. Alencar Santana, parceiro histórico do Sindiquinze nas lutas em defesa dos servidores, sinalizou que buscará intermediar reunião com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), para tratar diretamente da pauta e reforçar a importância de uma tramitação célere.

Outro encaminhamento discutido foi a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para debater a importância da Justiça do Trabalho na proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e no fortalecimento da sociedade.

Confira o informe sobre a reunião:

O Sindiquinze segue atuante, em conjunto com a Fenajufe e demais entidades, para garantir a valorização da categoria, a preservação das competências da Justiça do Trabalho e a aprovação do PL 3084/2025.

Por Caroline P. Colombo com informações e foto da Fenajufe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =