O Sindiquinze esteve presente, na manhã desta quarta-feira (1º), na sessão da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados, que aprovou requerimento para a realização de audiência pública com o tema “Inteligência Artificial no Sistema de Justiça: impactos no trabalho e no acesso à Justiça”.
O sindicato foi representado pelo presidente Zé Aristéia e pela diretora Maria Martha de Lima dos Santos.
O pedido para a realização da audiência foi articulado pela Coordenação de Inovações Tecnológicas em Processos de Trabalho da Fenajufe, em conjunto com a deputada Maria do Rosário (PT/RS).
A iniciativa surgiu após reunião realizada em agosto entre a parlamentar e a Federação, que destacou a relevância da discussão diante do avanço das ferramentas de Inteligência Artificial no âmbito do Judiciário e seus reflexos para servidores(as) e usuários do sistema.
Durante a aprovação nesta quarta-feira, a deputada ressaltou que a crescente utilização da IA exige do Parlamento e das instituições públicas um amplo debate sobre impactos, riscos e possibilidades, indicando como participantes da audiência representantes do CNJ, CNMP, OAB, Fenajufe, Fenajud, Fenamp, além de especialistas como o sociólogo Ricardo Antunes, professor titular da Unicamp.
O Sindiquinze está atento a todos os avanços tecnológicos do TRT e do Judiciário Federal e se faz presente nas discussões que tratam do futuro do trabalho dos servidores públicos e da proteção de direitos da sociedade diante das inovações tecnológicas.
Por Caroline P. Colombo
Deixe um comentário