Sindiquinze reforça mobilização contra a Reforma Administrativa e alerta para os riscos do desmonte do serviço público

postado em: NOTÍCIAS | 0

O Sindiquinze segue integrado às mobilizações nacionais contra a Reforma Administrativa e reforça o alerta aos servidores sobre os graves impactos que a proposta pode trazer ao serviço público.

O advogado Jean Ruzzarin, assessor jurídico do sindicato, destacou, nesta sexta-feira (03), em artigo publicado no portal Migalhas que “a chamada modernização da administração pública nada mais é do que uma forma de reduzir o Estado à condição de mero financiador de serviços, deixando sua execução a cargo de arranjos privados e vínculos precários”.

Para ele, o relatório final do Grupo de Trabalho da Câmara confirma pontos centrais da crítica sindical: em vez de fortalecer, a reforma fragiliza carreiras estáveis, desestrutura a prestação de serviços essenciais e empurra áreas como saúde, previdência e educação para a lógica mercantil.

O advogado alerta ainda que o discurso político que embala a proposta se apoia em generalizações e preconceitos contra os servidores. Segundo Dr. Jean, “a reforma cria um ambiente de instabilidade, com vínculos de trabalho frágeis, abertos à pressão política e à perda da autonomia técnica que garante a imparcialidade do serviço público”. Nesse sentido, os efeitos não se limitam à vida funcional dos trabalhadores, mas repercutem diretamente na qualidade do atendimento à sociedade, comprometendo a universalidade e a equidade que caracterizam o serviço público.

Jean ressalta também que a narrativa pública da reforma esconde a realidade do funcionalismo, utilizando slogans como “fim de privilégios” e “Estado caro” para justificar medidas que, na prática, significam precarização institucionalizada das carreiras e corrosão de garantias históricas.

Leia AQUI a íntegra do artigo “Os servidores tem razão em se preocupar com a reforma administrativa?” do assessor do Sindiquinze.

O escritório Cassel Ruzzarin Advogados acompanha de perto os desdobramentos e disponibilizou uma página exclusiva para monitorar a tramitação e esclarecer dúvidas dos servidores sobre a Reforma Administrativa. Acesse www.reformaadministrativa.com e confira!

Caravana do Sindiquinze à Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa em Brasília

O Sindiquinze enviará uma caravana com 11 servidores para participar da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, que acontecerá no dia 29 de outubro, em Brasília. O ato, organizado pelas três esferas do setor público — federal, estadual e municipal —, tem como objetivo denunciar a iniciativa da Câmara dos Deputados que pretende promover o desmonte dos serviços públicos no Brasil.

A concentração dos participantes ocorrerá às 9 horas, no Museu Nacional, de onde seguirão em caminhada até o Palácio do Planalto. Os interessados em integrar a caravana devem realizar a inscrição até às 18 horas do dia 16 de outubro através do formulário de inscrição AQUI.

O Sindiquinze reforça que a luta contra a Reforma é de toda a categoria e conclama a participação de cada servidor na defesa do serviço público e dos direitos conquistados.

Por Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =