Sindiquinze participa do Encontro Nacional de Analistas do PJU e MPU

O Sindiquinze, representado pelos filiados Anderson de Oliveira da Fonseca e Samir Merhej Silveira Bittar, participou do Encontro Nacional de Servidores e Servidoras Analistas do PJU e MPU (CONAN), promovido pela Fenajufe neste sábado (04) e domingo (05). O evento reuniu representantes de 18 sindicatos de base da Fenajufe para debater os desafios e caminhos para a valorização da carreira dos Analistas.

Debates sobre valorização da carreira

Na abertura, a direção da Fenajufe destacou a unidade e a pluralidade de ideias na construção coletiva do CONAN. O primeiro painel, “Caminhos Jurídico e Legislativo para a Valorização dos Analistas”, contou com o advogado e consultor político Tharlen Nascimento, que apresentou propostas de fortalecimento da carreira, como o reconhecimento dos Analistas como carreira típica de Estado, atualização de atribuições e nomenclatura, política salarial, benefícios e estratégias de retenção de talentos.

Também participaram os advogados Larissa Awwad e Brenno Silva, da Assessoria Jurídica Nacional (Cezar Britto Advocacia), que analisaram os fundamentos jurídicos para a valorização do cargo. Larissa reforçou a importância da coletividade e da união nas negociações, enquanto Brenno alertou sobre a preocupação das administrações com a evasão da carreira, já reconhecida pelo STF ao propor o reajuste linear de 25,97%.

Reestruturação e orçamento

Na sequência, o painel “Reestruturação das Carreiras do PJU e o Ciclo de Gestão” foi conduzido pelo consultor legislativo e ex-dirigente da Fenajufe Charles Bruxel, que avaliou as possibilidades de aproximação remuneratória com carreiras de alto nível do Executivo, como os auditores da Receita Federal. A diretora do Sindjufe/MS, Zeneide de Andrade, reforçou que a demora nas negociações de planos de carreira é um dos fatores que travaram a evolução profissional ao longo dos anos e destacou a abrangência das atribuições dos analistas em todas as áreas do Judiciário.

Já no painel “Margem de crescimento das despesas de pessoal do PJU”, o diretor da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, Graciano Rocha Mendes, e o assessor técnico da Fenajufe Vladimir Nepomuceno detalharam os limites fiscais e as perspectivas orçamentárias para os próximos anos, destacando como a lógica do teto de gastos impacta diretamente o Poder Judiciário e o Ministério Público da União.

Encerramento e encaminhamentos

No domingo (05), o Encontro do Coletivo foi encerrado com a apresentação de propostas para o fortalecimento da carreira, todas acolhidas pela mesa e que serão encaminhadas à Diretoria Executiva da Fenajufe para continuidade das articulações jurídicas, legislativas e políticas.

O Sindiquinze segue presente e participativo nas discussões nacionais que impactam diretamente a vida funcional dos servidores do PJU e a luta por uma carreira mais valorizada e reconhecida.

Por Caroline P. Colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =