Sindiquinze e Fenajufe se reúnem com o presidente do TST e tratam sobre Auxílio-saúde, déficit de servidores e valorização da categoria

postado em: DESTAQUE | 0

O presidente do Sindiquinze e coordenador da Fenajufe, Zé Aristéia, e o diretor Marcelo Amorim de Menezes se reuniram, nesta quarta-feira (22), com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, para tratar de pautas de interesse dos servidores da Justiça do Trabalho. Pela Fenajufe, participaram as coordenadoras Maria José Olegário (Zecateca) e Arlene Barcellos.

Durante o encontro, os dirigentes apresentaram as principais reivindicações da categoria, com destaque para o custeio da saúde, cujo orçamento permanece congelado desde 2022. O ministro informou que nos próximos dias será publicada a Portaria que irá designar os integrantes do Grupo de Trabalho responsável por estudar o Auxílio-Saúde dos servidores. No entanto, o GT não contará com a representação direta dos trabalhadores, o que Vieira de Mello garantiu que buscará formas de assegurar que os servidores sejam ouvidos durante as discussões.

O grupo havia sido criado ainda na gestão anterior do Conselho Superior, mas não chegou a ser efetivado. Agora, segundo o ministro, a nova composição está sendo reformulada para dar início aos trabalhos, para um estudo efetivo sobre a política de saúde no âmbito da Justiça do Trabalho.

Outro ponto abordado foi o déficit de servidores da Justiça do Trabalho, estimado em cerca de 10% — o equivalente a 3.500 vagas. Vieira de Mello reconheceu o problema e relatou as dificuldades orçamentárias enfrentadas para autorizar novas nomeações. Segundo ele, há expectativa de que, em 2026, a situação esteja mais equilibrada, embora ainda sem espaço para a recomposição completa do quadro.

Os representantes também trataram da situação dos Auxiliares, tema que, conforme o presidente do TST e CSJT, ainda não havia chegado ao seu conhecimento. Neste sentido, ele se comprometeu a solicitar informações à assessoria e avaliar alternativas para o encaminhamento da demanda.

Ao final, Sindiquinze e Fenajufe reiteraram o convite para que Vieira de Mello participe da audiência pública sobre a valorização do serviço público e o fortalecimento da Justiça do Trabalho que acontece no próximo dia 11 de novembro na Câmara dos Deputados.

O ministro reconheceu a relevância do tema e destacou que a defesa da Justiça do Trabalho deve envolver também atuação política junto ao Supremo Tribunal Federal.

O Sindiquinze segue articulado na luta pela isonomia do custeio entre servidores e magistrados e se mantém mobilizado na campanha pelo descongelamento orçamentário destinado à saúde — uma pauta central na defesa da valorização da categoria e do fortalecimento da Justiça do Trabalho.

Por Caroline P. Colombo
Foto: Joana D’Arc – Fenajufe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + seis =