Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindiquinze faz reunião em Campinas

postado em: APOSENTADOS, NOTÍCIAS | 0

O Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindiquinze (NAPS) realizou reunião ordinária, hoje, dia 29 de agosto, em Campinas. No encontro foram debatidos vários assuntos de interesse dos aposentados, entre os quais a questão dos quintos, dos 13,23%, da Reforma da Previdência. Também foram divulgadas todas as informações sobre o passeio do grupo a Santiago do Chile, no próximo mês de novembro.

O Presidente do Sindiquinze, Zé Aristéia, e o Secretário Nilton dos Santos de Lima, participaram da reunião e passaram as últimas informações sobre as questões que afetam os servidores, inclusive os aposentados. Sobre os quintos, Zé Aristéia falou sobre a reunião com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ocorrida semana passada em Brasília, e que dois embargos sobre a decisão do Ministro Gilmar Mendes, ainda serão avaliados. O dirigente informou ainda que outros ministros do Supremo serão procurados pelas entidades de classe e receberão memoriais e explicações sobre o assunto.

Sobre os 13,23%, Lewandowski entende que existe direito dos servidores ao retroativo, achando pouco provável que seja editada uma súmula vinculante pelo STF, desejo de Gilmar Mendes. A ação do Sindiquinze sobre a questão encontra-se no STJ, onde um incidente de uniformização está sendo avaliado por causa do número de ações similares que começam a chegar naquele tribunal.

Em relação ao aumento de 11% para 14% na alíquota de contribuição previdenciária de inativos, conforme proposta inserida na “reforma” da Previdência do Governo Temer, Zé Aristéia afirmou que a Fenajufe e os sindicatos da base estão monitorando o andamento do projeto na Câmara, mas que conforme o calendário eleitoral se aproxima diminuem as chances de aprovação da “reforma”.

No encontro os participantes também foram informados que, a partir do mês de setembro, o Sindiquinze vai editar um boletim específico aos aposentados e pensionistas.

Ao final da reunião, houve comemoração dos aniversariantes nascidos no mês de agosto.

PASSEIO

Confira AQUI todas as informações sobre o passeio a Santiago do Chile. As reservas podem ser feitas até o dia 22 de setembro pelos telefones 0800-772-7315 ou (19) 3233-3940 ou ainda pelo e-mail cadastro@sindiquinze.org.br, com Fernanda.