O Sindiquinze celebra este 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, reiterando sua luta contra qualquer tipo de preconceito e lembrando da importância dos afrodescententes na formação social, histórica e cultural de nosso País.
Esta data foi instituída pela a Lei Federal 10.639 de 2013 e foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro “Zumbi dos Palmares”, que lutou contra a escravidão no Brasil como líder do Quilombo dos Palmares, no estado de Alagoas.
É uma data muito importante pois reafirma a luta por igualdade em um país tão desigual, em que os negros são a maioria da população, mas estão sub-representados nas esferas de poder, nas universidades e nos cargos mais altos da empresas. No entanto, são os negros a maioria entre os desempregados, na população carcerária e os que recebem os menores salários, quando empregados.
O 20 de novembro não faz a necessária reparação histórica, mas traz visibilidade para a discriminação racial e as injustiças inaceitáveis em uma sociedade civilizada.
322total visits,2visits today
Deixe um comentário