Ação patrocinada pelo Jurídico do Sindiquinze impede remoção de servidora da 15ª, que cuida do pai idoso

Em ação movida pela assessoria jurídica do Sindiquinze, a juíza da 1ª Vara Federal de São João da Boa Vista, deferiu antecipação de tutela ao pleito de remoção de servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região para permanecer em atividade no TRT-15 por julgar procedente a tese de que dependência emocional de genitor gera direito a remoção de servidor público.

O pedido fundamentou-se no fato de que a servidora fornece acompanhamento constante a seu pai, que atualmente está com 92 anos de idade e foi diagnosticado com doença cardíaca. Apesar disso, a Administração negou o pedido da requerente, pois o genitor não constava como dependente econômico em seus assentos funcionais, o que, em tese, impediria o deferimento da remoção, o que levou a ajuizamento de ação judicial.

Em sua decisão, a magistrada ressaltou que “os documentos acostados aos autos (condições de saúde do genitor, associadas à sua idade) apontam para situação de dependência não só econômica, mas também emocional”, o que demonstra o risco que seria causado com a demora no provimento judicial.

Para Francine S. Cadó, advogada do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues, que assessora o Sindiquinze e atuou na causa, a decisão foi acertada, pois prevaleceram princípios instituídos pelo direito constitucional e em normativos como o Estatuto do Idoso, como o da especial proteção à família, em detrimento de um formalismo excessivo exigido pela Administração, ao considerar apenas a ausência de dependência econômica para indeferir o pedido.

A União ainda poderá recorrer da decisão.

232total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =