Abertura do 7º ESAP destaca importância dos aposentados para atuais servidores do Judiciário

O Sindiquinze realizou, na tarde desta terça-feira, 23 de julho, a abertura oficial do 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas (ESAP). Ao abrir o evento que acontece na Sede da Praia do sindicato em Caraguatatuba, o presidente Zé Aristéia lembrou da escolha do sindicato da 15ª Região para a realização do Encontro e reafirmou a importância dos aposentados para o trabalho e a luta desempenhados pelos atuais servidores do Poder Judiciário Federal.

“Esse é um momento de reconhecimento por tudo o que vocês fizeram ao longo da carreira e que reflete hoje no dia a dia dos servidores”, enfatizou.

A coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindiquinze (NAPS), Rosa Maria Delfino, agradeceu a presença de cada participante e explicou que o 7º Encontro foi planejado como um momento de reencontro e confraternização entre colegas, além de debates e troca de experiências sobre temas de interesse dos aposentados e pensionistas.

“Anualmente, no mês de julho, nós realizamos em nossa Colônia de Férias de Caraguatatuba festividades como a festa julina e a festa da taínha, que são tradicionais por aqui e, neste ano, nós pensamos em ampliar essa confraternização como parte da programação do 7º Encontro Sudeste”, completou Zé Aristéia.

O presidente do Sindiquinze, que é Coordenador-Geral da Fenajufe também anunciou que a Federação deverá convocar, em data ainda a ser definida, o Coletivo Nacional de Aposentados para que as pautas que envolvem a classe sejam discutidas em nível nacional.

Além dos representantes da 15ª Região, a mesa de abertura do 7º Encontro Regional Sudeste foi composta pelos coordenadores dos Núcleos de Aposentados dos sindicatos participantes, Ana Luiza de Figueiredo Gomes (Sintrajud/SP), Célia Ribeiro Barros (Sisejufe/RJ), Robson Luiz Nascimento Amaral (Sinpojuf-ES) e Dirceu José dos Santos (Sitraemg).

Logo após a abertura, os cerca de 90 participantes acompanharam a palestra sobre Atual Conjuntura com a Professora e Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da UNICAMP, Marilane Oliveira Teixeira.

Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sindiquinze