STF confirma compromisso de Rodrigo Maia firmado com Tofolli de suspensão da proposta de redução salarial dos servidores

postado em: NOTÍCIAS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS | 0

Coordenadores da Fenajufe, confirmaram na manhã desta quarta-feira, 25 de março, a informação de que as propostas tramitando no Congresso que tratam de redução salarial dos servidores públicos estão suspensas.

O coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo conversou com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a proposta na noite dessa terça-feira, dia 24. Toffoli afirmou que conversou com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e garantiu que a medida será suspensa. A conversa com o presidente do STF tranquiliza quanto a esse ataque ao serviço público, no entanto, outras medidas ainda tramitam no Congresso (PECs 186, 187 e 188/19) e todos os esforços são necessários. Para o coordenador, “os servidores públicos não podem pagar a conta da crise”.

O autor da proposta, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), afirmou que o objetivo é propor uma redução escalonada de salários: zero para quem ganha até R$ 5 mil; 10% para quem ganha até R$ 10 mil; 20% a 50% para salários superiores a R$ 10 mil. Pela proposta, a redução nos salários teria validade inicial de três meses, podendo ser prorrogada.

Coordenadores da Fenajufe, em conversa na manhã desta quarta-feira, 25 de março, com o Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo, confirmaram a informação de que as propostas de redução salarial dos servidores serão suspensas. Segundo Maia defendeu esta semana, o objetivo da proposta é que a economia para os cofres públicos ajudaria a mitigar os efeitos da queda de receita do governo federal nos próximos meses, em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Atenta ao cenário de ataques, a Fenajufe organiza, ainda, campanha nacional de valorização e defesa do serviço público que será veiculada nas próximas semanas.

Com informações da Fenajufe