Sindiquinze completa 31 anos em defesa da democracia

postado em: EVENTOS, NOTÍCIAS | 0

O Sindiquinze completou 31 anos de fundação no último dia 24 de junho. Em meio à pandemia e mudanças na rotina de todos, a data não foi comemorada naquela ocasião. Mas sempre é tempo de renovar o compromisso com os associados e associadas de continuar a luta em defesa dos direitos dos servidores, que fazem parte da classe trabalhadora, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Nos países mais desenvolvidos do globo, que, não por acaso, têm as democracias mais consolidadas também, os sindicatos são fortes. O Estado Democrático de Direito tem nos sindicatos um de seus principais fundamentos. Na contramão disso, o Brasil assiste nos últimos anos, com diversas ‘reformas’ e MPs dos governos Temer e Bolsonaro, a tentativa de destruir os sindicatos, seja criando dificuldades na operação ou criando custos como forma de desestimular e impossibilitar a sindicalização.

O objetivo é claro: perseguir o desenvolvimento a qualquer custo, inclusive e principalmente, com corte de direitos. Isso é possível e vem acontecendo nos últimos anos, pelo menos, a segunda parte. E só aprofunda ainda mais a desigualdade do País mais desigual do mundo.

O grande desafio do mundo contemporâneo é exatamente combinar desenvolvimento econômico sem mexer em nenhum pilar da democracia.

É isso que o Sindiquinze defende e continuará defendendo, assim como outros pilares democráticos como liberdade de expressão e liberdade associativa.