Ampliada da Fenajufe aprova calendário de lutas com início nesta quinta-feira

A Fenajufe promoveu, ao longo do último sábado (10), mais uma Reunião Ampliada Extraordinária e Virtual para debater temas de interesse dos servidores públicos. O foco do encontro remoto que reuniu representantes dos sindicatos de base da Federação foi a Reforma Administrativa e demais ameaças que rondam o serviço público nos últimos anos.

O Sindiquinze participou da reunião representado pelo presidente Ivan Bagini e pelos delegados eleitos em assembleia ocorrida no dia 3 de outubro.

O enfrentamento ao retorno presencial e a construção de uma greve sanitária nacional também estiveram em pauta no último sábado.

No período da manhã, o advogado da Federação Cezar Britto criticou um dos dispositivos da PEC que confere poderes ao presidente da República para extinguir cargos, gratificações, funções e órgãos, transformar cargos vagos e reorganizar autarquias e fundações sem a aprovação do Congresso Nacional.

O advogado elogiou o trabalho da Fenajufe em defesa do serviço público e dos servidores do PJU e MPU e sugeriu uma campanha que demonstre a importância do Estado para a sociedade e de como a população perderá direitos sociais com a PEC 32/2020.

Nos debates da categoria, os representantes dos sindicatos aprovaram o seguinte calendário de atividades:

15/10 – Dia Nacional em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, contra o retorno às aulas presenciais e contra a reforma administrativa

24/10 – Plenária nacional: plenária ampla, de base, construída com as três esferas do funcionalismo e estatais

28/10 – Dia nacional de lutas nos Estados, organizado pelos fóruns locais e estaduais com ato virtual centralizado às 16h, replicando as atividades que ocorreram ao longo do dia e mostrando as atividades presenciais que for possível de serem realizadas, ao vivo.

– Construção de um dia nacional de greve contra a Reforma Administrativa, em articulação unificada com as demais entidades dos servidores e servidoras públicos e Centrais sindicais para após o dia nacional de luta de 28 de outubro, apresentando como sugestão da categoria para a construção coletiva ampla, nos fóruns com as entidades dos servidores e Centrais, o dia 11/11.

Por Caroline P. Colombo com a Fenajufe