Sindiquinze transmite debate promovido pelo Sisejufe/RJ em março sobre ativismo contra o racismo

postado em: EVENTOS, NOTÍCIAS | 0

O Sisejufe/RJ está inscrito na programação dos “21 dias de ativismo contra o racismo” que acontecerá entre 1º e 21 de março. O coletivo de Negras e Negros daquele sindicato, em parceria com o coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer, realiza um debate via YouTube, no dia 15 de março, às 19h.

Com o tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade”, o objetivo é abordar o racismo, enquanto estrutura que sustenta as desigualdades sociais e econômicas do país.

“Crise econômica, índices de desemprego que só aumentam e a reforma trabalhista incidem diretamente na vida de negros e negras que lideram os índices de trabalhos informais, sem garantias de direitos ou qualquer proteção. Como caminharemos a partir disso? É possível uma sociedade menos desigual? Quais as estratégias de disputa da sociedade? Será que o empreendedorismo é a alternativa ao desemprego? São as perguntas que estarão rondando nosso debate”, afirma Dara Sant’Anna, da coordenação do Enegrecer.

O Sindiquinze é parceiro do Sisejufe/RJ na transmissão do debate e irá replicar o evento, ao vivo, via site e página no Facebook. Os servidores também poderão acompanhar o painel pelo link: sisejufe.org.br/aovivo.

Conheça os 21 dias

A Campanha dos 21 Dias é uma iniciativa autogestionada que busca fazer um grande mosaico de eventos na forma de agenda dando visibilidade e mostrando a diversidade da luta e dos ativismos. Tornando-se um conjunto de atividades de uma agenda coletiva e unificada que encontrará no dia 21 de março, definido como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, sua culminância.

Essa data encontra sua referência histórica junto ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo/África do Sul, no ano de 1960 que, sob o regime do Apartheid, deixou 69 mortos e 186 feridos.

Os 21 Dias são um exercício de memória que, por meio do ativismo político, nos lembra que a luta pela eliminação do racismo é constante.

Indo para a 5ª edição, a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo tem se consolidado como um grande espaço de debates, oficinas e diversas atividades que buscam romper com o racismo.

“Em 2021, assim como nos anos anteriores, a Campanha pretende convocar e provocar a sociedade brasileira para reflexão de que o enfrentamento e eliminação do racismo é uma luta diária de todos contra privilégios e opressões presentes em nosso cotidiano e em todos os espaços da vida social”, apontam os organizadores da atividade.

“Esse debate é de extrema importância. Propomos trazer a reflexão para a nossa categoria, mas queremos ultrapassar os muros do Judiciário e alcançar os cidadãos. Trabalhando em rede com outras entidades, podemos amplificar nossas mensagens. Quando tiramos a venda dos olhos de negros e negras, os retiramos da situação de entender como normal a subjugação. Só assim é possível enfrentar o racismo e buscar a liberdade”, diz a assessora política Vera Miranda.

Veja o calendário de Luta:

Dia 01 de março – Abertura;

Dia 08 de março – Marcha das Mulheres (seguindo protocolos sanitários da OMS);

Dia 14 de março – Homenagem a Marielle Franco;

Dia 15 de março, 19h – Painel virtual “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade”, organizado pelo Sisejufe e Enegrecer;

Dia 16 de março – Corpos negros como alvo: Mobilização contra a violência do Estado;

Dia 21 de março – Marcha dos 21 Dias e Encerramento.

Por Caroline P. Colombo com o Sisejufe/RJ

75 1visualizações hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 7 =