Campanha “Sindiquinze Solidário” ultrapassa 21 toneladas de alimentos doados

postado em: NOTÍCIAS, SOLIDARIEDADE | 0

A campanha “Sindiquinze Solidário”, que foi o embrião do Núcleo de Solidariedade recentemente criado pelo sindicato, chegou a 21,3 toneladas de alimentos doados para entidades assistenciais, projetos e famílias carentes. Ao todo, já foram arrecadadas 1.640 cestas básicas e kits de higiene. No mês de março, o núcleo também arrecadou 1.311 pacotes de absorventes, em parceria com a Marcha das Mulheres de Campinas, como parte das atividades do 8 de Março.

Lançada em 1º de maio do ano passado, em plena pandemia, mais de 110 associados já fizeram sua contribuição, aliás, uma boa parte deles contribui mensalmente. Foram 1.640 cestas básicas de 13 quilos cada, ou seja, 21.320 quilos de alimentos. Na campanha para cada cesta doada o Sindiquinze compra outra. O valor de cada cesta básica é de R$59,00 e o doador pode indicar qual instituição ou projeto receberá os mantimentos.

Os depósitos devem ser feitos na conta do Banco do Brasil Ag: 2857-6 conta 6406-8, CNPJ: 57.503.922.0001-39 em nome do Sindicato Servidores Públicos Federias da Justiça do Trabalho 15º Região. Os comprovantes dos referidos depósitos deverão ser enviados ao e-mail financeiro@sindiquinze.org.br contendo “Doação ao Núcleo de Solidariedade” no assunto, para que seja possível identificar a origem do doador, bem como o destino das cestas básicas definido pelo associado ou associada.

Para dar andamento na campanha e ampliar as atividades, o Sindiquinze criou o Núcleo de Solidariedade, provisoriamente coordenado pela Diretora de Comunicação Daniela Villas Boas Westfahl, e que conta com outras diretoras e também associadas. “Sei que neste momento é muito difícil escapar dos sentimentos de desalento e tristeza. Mas não podemos esquecer que sempre há alguma coisa que pode ser feita, que nossa capacidade de ajudar é muito maior do que imaginamos, que juntos podemos ser úteis às nossas comunidades e diminuir um pouco o sofrimento de alguém. A ideia é resgatarmos o sentimento de humanidade em meio a este tempo tão desumano”, diz Daniela.

Para a Diretora de Administração do Sindiquinze, Maria Martha de Lima dos Santos, é muito importante a doação ser duplicada pelo Sindiquinze, para que mais famílias possam se alimentar. “No auge da pandemia e do desemprego, tem muitas famílias sem um grão de arroz. A satisfação maior não é de quem recebe, é de quem doa. É necessário exercitar a generosidade de repartir aquilo que temos. Acho que cada um deve, inclusive, economizar para poder ajudar mais as pessoas”, observa Martha.

O Sindiquinze conta com você para que nas próximas semanas a sua contribuição possa chegar em quem mais precisa. “É gratificante ver esse movimento acontecendo no âmbito da categoria sendo encabeçado por nossa entidade”, diz o Presidente Ivan Bagini.

Mais de 10 mil absorventes arrecadados

No mês de luta das mulheres, o Sindiquinze se juntou à campanha do Comitê das Mulheres Pela Democracia de Campinas, para arrecadação de absorventes higiênicos. Com o total arrecadado pelo sindicato na vaquinha, R$ 2.608,98, foi possível comprar 1.311 pacotes, com 8 absorventes cada, mais de 10 mil ao todo. Do montante, 1/3 será distribuído diretamente pelo Núcleo e 2/3 pelo Comitê.

Segundo Ana Dina, servidora do TRT-15 e uma das idealizadoras da campanha, a proposta veio por ter descoberto, em suas atividades junto à população em situação de rua, que as mulheres usam sacola plástica e miolo de pão como absorvente. “Desde então sempre carrego absorventes na bolsa para doar quando ando pelo centro da cidade e fica impressionada com a alegria com que um objeto tão básico é recebido. Temos o dever de ajudar aquelas que estão invisibilizadas”, afirma a servidora.

A Diretora Daniela Westfahl fez as compras dos absorventes pessoalmente