Senado aprova PEC dos Precatórios, também conhecida como PEC do Calote

postado em: NOTÍCIAS | 0

O Senado aprovou nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, em dois turnos, a PEC dos Precatórios por 64 votos a 13. A PEC vai permitir financiar o Auxílio Brasil e libera cerca de R$ 106 bilhões no Orçamento para gastos extras, como os das emendas secretas para aliados do Governo. Basicamente os precatórios são dívidas oriundas de decisões finais da Justiça contra a União, e boa parte delas tem como beneficiários aposentados.

Como o texto foi alterado pelos senadores, a Proposta de Emenda à Constituição vai voltar à Câmara. Deputados e senadores também estudam a possibilidade de promulgar separadamente apenas os pontos consensuais entre as duas Casas.

Para conseguir aprovar a PEC nesta quinta, o relator Fernando Bezerra (MDB-PE), apresentou seis versões do parecer até chegar a um entendimento.

ENTENDA O QUE É A PEC DO CALOTE

A PEC adia o pagamento de precatórios e revisa o cálculo do teto de gastos. A principal alteração foi a redução do prazo de vigência do limite no Orçamento destinado ao pagamento dessas despesas. Isso significa que o teto de gastos, que restringe o crescimento das despesas à inflação e é a principal âncora fiscal do país, terá que ser rediscutido novamente em 2026 — o que a equipe econômica queria evitar.

O Sindiquinze é contra este verdadeiro calote do governo, que quer sacrificar servidores e demais credores, que estão há anos na fila para receberem o que o governo deve, para beneficiar parlamentares em suas bases com a liberação de emendas e realização de obras em ano eleitoral.

Por Antonio Pecht Jr. 

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

473total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =