2023: esperanças para o futuro que se aproxima com a manutenção de um sindicato democrático, plural e em defesa dos direitos da categoria

2023 começa com um novo governo no Brasil, depois de uma disputa acirradíssima no segundo turno das eleições presidenciais. Para nós, servidores públicos federais, é motivo de alívio não termos mais o fantasma da Reforma Administrativa pairando sobre nossas cabeças, nem um Ministro da Economia ameaçando colocar uma granada em nossos bolsos.

Depois de todos esses despautérios, voltamos a sonhar com a possibilidade de reposição salarial após 4 anos de congelamento, mesmo sabendo de todas as implicações econômicas e fiscais que envolvem a questão. Além disso, apostamos em um projeto de governo que trabalhará pela revogação do Teto de Gastos, nó górdio que represa o investimento no setor público.

Por fim, estamos diante do retorno de um clima de respeito a democracia e ao estado democrático de direito, que são a essência da nossa atividade, tanto enquanto servidores público como sindicalistas.

Estabelecida essa premissa, cientes do cenário de terra arrasada que temos no Brasil, temos clareza da necessidade de uma verdadeira reconstrução em muitos setores da nossa sociedade; o serviço público é um desses setores que precisa ser reconstruído e cabe a nós, como representantes dos servidores da JT da 15ª Região, fortalecer a pressão para que sejam restabelecidas condições dignas de trabalho, reposição do déficit de trabalhadores, valorização da carreira e, principalmente, reposição das perdas salariais de quase uma década perdida nos governos Temer e Bolsonaro.

Em suma, o cenário futuro é mais favorável daquele que tivemos até agora. Mas não é por isso que nos quedaremos a esperar que nossos direitos venham sem luta daqui pra frente. O Sindiquinze, em relação ao próximo e futuros governos, seguirá sempre um sindicato democrático, plural e vigilante na defesa dos direitos dos associados e da categoria. E permanecerá ousado na reivindicação e corajoso na luta por nossos direitos. Participe das nossas vitórias, filie-se!

Diretoria do Sindiquinze