Confirmado o aumento dos valores do auxílio-alimentação e assistência pré-escolar na folha deste mês

Mais uma ótima notícia neste início de ano: o aumento dos valores do auxílio-alimentação e assistência pré-escolar foi confirmado nesta quinta-feira com a divulgação da folha de pagamentos. O auxílio-alimentação passou de R$ 910,08 para R$ 1.203,76 e o auxílio-creche de R$ 719,62 para R$ 951,84, um reajuste de 32,27% nos dois benefícios, que desde 2018 estavam congelados.

Após anos enfrentando um ambiente extremamente desfavorável, os servidores conseguiram, com muita luta e mobilizações em Brasília e nos Estados, o reajuste, que foi viabilizado em julho do ano passado, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atendeu reivindicação da Fenajufe e anunciou que os auxílios seriam reajustados em 2023. No mesmo mês, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) enviou o ofício circular nº 68/2022 aos TRTs de todo o País confirmando o reajuste.

É preciso ressaltar que o homem forte do governo passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou funcionários públicos a “parasitas” e em uma reunião ministerial chegou a falar que “nós já botamos a granada no bolso do inimigo”, ao comemorar o fato dos servidores estarem, naquela época, há dois anos sem aumento no salário.

“O reajuste de uma verba tão importante, acompanhado da primeira parcela do reajuste que virá em fevereiro, nos traz um alento após 6 anos de ausência de quaisquer políticas salariais para os servidores do Judiciário Federal. Ainda estamos distantes da reposição de nossas reais perdas, mas a notícia logo no começo do ano que se inicia nos impulsiona para a continuidade de nossa luta em prol da categoria”, afirma o Presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini.

O reajuste dos benefícios, de acordo com a Coordenadora-Geral da Fenajufe e Diretora de Assessoria Jurídica do Sindiquinze, Sandra Cristina Dias, foi mais uma conquista resultante do engajamento e do empenho tanto do sindicato como da Federação na luta por melhorias para a categoria, assim como a reposição salarial prevista para ser paga a partir de fevereiro de 2023. “Neste sentido, é importante ressaltar que, mesmo ante as ameaças de retirada de direitos pelas políticas públicas postas pelo governo anterior, o Sindiquinze sempre manteve seu compromisso em defender a valorização do serviço público”, concluiu a dirigente.

Por Antonio Pecht Jr.

1. Márlus Miranda

Boa noite ! Sou servidor do TRE RJ. Não recebemos o reajuste dos auxilios. Gostaria que me explicasse como conseguiram ? Fiquei pasmem e feliz por vocês do TRT 15. Saberia dizer quando sairá para todo o País ? E porque não pagou em janeiro como vocês ? Grato.