24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados

postado em: APOSENTADOS, NOTÍCIAS | 0

Todo 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados, data que é um marco na história da previdência social do Brasil, pois é uma homenagem à greve dos trabalhadores das estradas de ferro de 1906.

Os trabalhadores, que eram obrigados a cumprirem 14 horas diárias, protestavam pelo retorno da carga horária de 10 horas por dia, 6 dias por semana, e contra o desconto de 30% do salário para uma aposentadoria privada obrigatória, cujos cálculos eram motivo de desconfiança entre os funcionários.

Nos seus 15 dias de duração, a greve se alastrou pelo país e vários outros setores aderiram em solidariedade. Os conflitos violentos com a polícia deixaram ao menos dois trabalhadores mortos. Após as manifestações iniciais, a greve voltou a ocorrer em 1907, em 1917 e em 1919.

Como consequência dela e de outras manifestações sociais, em 24 de janeiro de 1923 o advogado e deputado federal Eloy Chaves apresentou o primeiro projeto de Previdência Social do Brasil, acabando com as previdências privadas obrigatórias e garantindo o direito à aposentadoria.

Em 1981, a Lei n. 6.926 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

O Sindiquinze saúda e agradece a todos os aposentados e aposentadas que tanto contribuíram ao longo de sua vida.