A Corregedoria do TRT-15 realizou, na tarde desta segunda-feira (04), uma cerimônia em homenagem ao diretor do Sindiquinze Charles Agostini, falecido em janeiro de 2018, que terá seu nome na Sala de Pesquisa Patrimonial inaugurada na mesma ocasião.
Durante as homenagens, a Desembargadora-Corregedora Dra. Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza destacou a “singela homenagem que estamos fazendo ao servidor Charles Agostini em reconhecimento à sua dedicação exemplar praticada à Justiça do Trabalho”.
Segundo a Corregedora, mais do que um servidor, o Charles foi um líder inspirador, cujas contribuições para o Tribunal da 15ª Região vão além do exercício das funções como Oficial de Justiça. “Sua participação no Núcleo de Elaboração Estratégica de 2015, e no alinhamento de procedimentos de execução, além de sua atuação na implementação de normas e sistemas, mostram o seu compromisso com a eficiência e organização da Justiça”.
Dra. Rita Penkal reforçou que o Oficial de Justiça desempenhou importante papel na transformação dos meios executórios efetivados pela 15ª, tendo sido chave para o desenvolvimento do Exe-15.
“Ao descerrar a placa com o nome de Charles Agostini, estamos perpetuando a sua memória como exemplo de integridade e inovação. Que o nome de Charles Agostini permaneça vivo como símbolo de dedicação ao bem comum e ao impacto que cada indivíduo pode ter na busca de uma sociedade justa e igualitária”, encerrou a Corregedora.
Bastante emocionada, a mãe do ex-diretor do Sindiquinze, senhora Alzira Barreira Agostini, agradeceu a homenagem e lembrou da integridade e caráter do filho. “Eu agradeço todos vocês por essa homenagem e reconhecimento”.
A viúva, Sandra Cristina Ribeiro, enfatizou os feitos do dirigente na luta pela implementação das ferramentas eletrônicas para o avanço do trabalho desempenhado pelos Oficiais. “Para mim, esse reconhecimento, hoje, é a coroação de tudo o que ele foi e de ter o nome dele imortalizado com essa placa que vai ser colocada na sala de pesquisa patrimonial. Não tem preço que pague a imortalidade do nosso Charles”, disse.
O presidente da Assojaf-15, Vagner Oscar de Oliveira destacou as inovações defendidas por Charles Agostini há mais de 10 anos que, segundo ele, “hoje, são unanimidade entre os Oficiais de Justiça que reconhecem a importância da luta encampada por ele. É motivo de orgulho e se atualmente o TRT-15 é reconhecido pelo avanço, com certeza, é fruto do trabalho do Charles”.
O Sindiquinze esteve presente na homenagem através do presidente Zé Aristéia e da diretora de assessoria jurídica, Ana Priscilla Caltabiano Faria.
Trajetória pelo Sindiquinze
Charles Agostini esteve na direção do Sindiquinze por dois mandatos seguidos, tendo sido Secretário-Geral na gestão 2007/2011 e vice-presidente entre 2011 e 2015.
No ano do seu falecimento, em 2018, Charles ocupava o cargo de Conselheiro Fiscal do sindicato. Além disso, em toda a sua trajetória enquanto dirigente do Sindiquinze, ele atuou como coordenador do jurídico, sendo homenageado e eternizado pelo comprometimento nessa área, com o “Departamento Jurídico Charles Agostini”, localizado na sede do sindicato em Campinas.
Zé Aristéia destaca a personalidade forte e o comprometimento do servidor com tudo a que se dispunha a fazer. “O Charles realmente estava à frente do seu tempo, era um visionário e que se dedicava com afinco a tudo o que se propunha a fazer. Sempre esteve presente nas mobilizações e lutas da categoria. Trata-se de uma justa homenagem por parte do Tribunal que referenda o ato do sindicato já realizado em 2018”, finaliza.
Por Caroline P. Colombo
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
589total visits,1visits today
Deixe um comentário