A Fenajufe encaminhou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, Carta Aberta onde expressa a profunda preocupação com o tratamento desigual e o desrespeito às demandas legítimas dos(as) trabalhadores(as) que garantem o funcionamento da Justiça no Brasil.
Segundo a manifestação, apesar da tentativa de diálogo, “que inclui discussões no Fórum Nacional de Carreira do PJU e MPU, a falta de respostas efetivas às principais reivindicações da categoria tem causado enorme insatisfação”.
Enquanto a categoria observa a magistratura acumulando benefícios e verbas vultosas em sessões administrativas, os servidores, que são o alicerce do Judiciário, enfrentam desafios crescentes, como sobrecarga de trabalho e a defasagem de direitos e benefícios essenciais.
A Federação lista sete pontos mais urgentes e inadiáveis a serem analisados pelo STF, entre eles, a melhoria na remuneração e redução das desigualdades salariais internas, Indenização de Transporte justa para os Oficiais de Justiça, a regulamentação urgente do Adicional de Qualificação, com utilização dos percentuais e da base de cálculo sobre o maior vencimento básico das carreiras, além da permissão para acumulação de cursos de capacitação e a incorporação das gratificações às aposentadorias, como as desempenhadas pelos Policiais Judiciais.
O documento enfatiza que “o Judiciário é constituído e construído não apenas pela magistratura, mas por mais de 120 mil servidores(as), cuja atuação é indispensável. Reconhecemos os esforços do Ministro e o espaço de debate aberto no Fórum Nacional, mas ressaltamos que tais ações precisam ser acompanhadas de respostas concretas e efetivas às demandas apresentadas”.
Calendário de Mobilização e Dia Nacional de Luta
A Fenajufe encaminhou aos sindicatos de base um calendário de mobilização, com início em 7 de fevereiro, quando será promovido o Dia Nacional de Luta pela Valorização das Servidoras e Servidores do PJU e MPU, com a exigência de inclusão desses trabalhadores no orçamento de forma digna e justa.
A data marca a abertura do Ano Judiciário, quando deverão ser realizados atos simbólicos nos estados para o esclarecimento da pauta da campanha nas bases. A diretoria do Sindiquinze realiza, no próximo sábado (1º), a primeira reunião do ano 2025 e definirá as atividades que serão realizadas na 15ª Região para a integração nas atividades de mobilização estabelecidas pela Federação Nacional.
Todas as informações serão divulgadas posteriormente.
Leia AQUI a Carta Aberta da Fenajufe encaminhada ao ministro Luís Roberto Barroso
Por Caroline P. Colombo
838total visits,2visits today
Deixe um comentário