Os servidores da 15ª Região atenderam, mais uma vez, ao chamado do Sindiquinze e integraram, nesta quinta-feira (20), o Dia Nacional de Mobilização. Convocado pela Fenajufe, o objetivo foi chamar a atenção para as principais bandeiras de luta da categoria como Auxílio-Saúde, inclusão no Orçamento, Adicional de Qualificação, Auxílio-Alimentação e PCCS.
Em Campinas, o sindicato promoveu atos simultâneos na frente da sede do TRT-15 e no Fórum Trabalhista da cidade. Durante a atividade, o presidente Zé Aristéia falou sobre o protagonismo da 15ª na mobilização em defesa da manutenção do custeio da saúde e apresentou informes sobre a atuação realizada em parceria com o Sisejufe/RJ junto aos conselheiros do CSJT.
Zé Aristéia esclareceu que existe a possibilidade de que o processo tenha pedido de vista apresentado na sessão do próximo dia 31 de março, o que pode ser considerado uma vitória para a categoria. “Os conselheiros estão bastante sensibilizados com a questão da isonomia e há informações de que poderá ser criado um Grupo de Trabalho pelo Conselho Superior para analisar o caso”, afirmou.
O presidente também destacou que Sindiquinze e Sisejufe defendem categoricamente a isonomia entre servidores e magistrados, sem qualquer redução dos valores do benefício.
“O Sindiquinze estará presente na sessão do CSJT do próximo dia 31 de março com uma caravana de 60 pessoas, em demonstração à força da nossa mobilização em defesa dos servidores”, completou Zé Aristéia.
Outras pautas da mobilização
Além do Auxílio-saúde, outras pautas integraram a mobilização nacional deste 20 de março.
AQ – O presidente do Sindiquinze fez um breve histórico do trabalho realizado pela Fenajufe e demais integrantes no Fórum Permanente de Carreira do CNJ e esclareceu sobre a proposta aprovada pelo grupo referente aos novos percentuais para o Adicional de Qualificação dos servidores do Judiciário Federal. “Neste momento, precisamos que o Supremo Tribunal Federal encaminhe a proposta para o Congresso Nacional, garantindo que os estudos sejam efetivados para a categoria”.
Reajuste emergencial – A concessão de um reajuste emergencial para os servidores também foi ponto de luta neste Dia Nacional de Mobilização. A urgência na concessão da recomposição salarial da categoria foi destacada durante as manifestações na 15ª Região, uma vez que, os trabalhadores ainda sofrem com perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos últimos anos.
PCCS Já! – A conclusão de um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários para os servidores do Judiciário deve ocorrer ainda no Governo Lula. Isso porque, de acordo com o presidente Zé Aristéia, “nós temos o histórico de que os nossos PCSs sempre foram parcelados e, para que esse parcelamento seja válido é necessário que ocorra dentro do período de um mesmo governo”.
Auxílio-Alimentação – Zé Aristéia também apresentou um histórico da concessão do reajuste do Auxílio-Alimentação no percentual de 4,83% e o trabalho da Fenajufe para que o benefício fosse equiparado ao valor pago pelo TCU e Senado Federal. Conforme divulgado pelo Sindiquinze, após a atuação da entidade nacional e dos sindicatos de base, o Supremo Tribunal Federal emitiu nova Portaria Conjunta para a majoração do Auxílio em R$ 1.784,42.
Até esta quarta-feira (19), apenas o TSE e STM ainda não haviam assinado a norma. A expectativa é que a nova portaria, com vigência a partir de 1º de abril, seja publicada nesta sexta-feira (21).
O Sindiquinze está atento e divulgará assim que a Portaria Conjunta for publicada.
Além de Campinas, o Sindiquinze realizou atos nos Fóruns de Araçatuba, Bauru, Lins, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Servidores de outras cidades da 15ª Região, como José Bonifácio, e aqueles que estão em teletrabalho também participaram da mobilização e paralisaram as atividades neste 20 de março.
“Parabéns, colegas! A nossa união demonstra a nossa força em favor das nossas pautas. Sairemos vitoriosos”, finaliza o presidente Zé Aristéia.
Por Caroline P. Colombo
694total visits,1visits today
Deixe um comentário