O Sindiquinze retransmitirá nesta quinta-feira, 13 de maio, a partir das 18h30, diretamente do seu Facebook, a live “Quem é o Poder Judiciário brasileiro – qual Judiciário queremos?”, com o advogado e professor Lênio Streck, realizada pelo Sintrajufe/RS. Este será o terceiro evento da jornada “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”.
No encontro, o foco será o Poder Judiciário brasileiro, um espaço de garantia de direitos para a maioria ou garantia do status quo para uma minoria? Serão tratados os vários aspectos que marcam a atuação e o papel desse poder no Brasil, sua estrutura hierárquica, modelo de gestão expresso no planejamento CNJ, direitos humanos, gênero e raça, direitos sociais e garantias individuais e coletivas.
Lênio Streck é ex-procurador de Justiça do estado do Rio Grande do Sul, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, da Unesa-RJ, da Roma-TRE (Scuola Dottorale Tulio Scarelli), da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra FDUC e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e presidente de honra do Instituto de Hermenêutica Jurídica (RS-MG). Escreveu, entre outras obras, “Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica”, “Hermenêutica Jurídica e(m) Crise”, “Verdade e Consenso”.
Sobre a jornada
A jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não” é constituída por seis encontros. Cada evento foi organizado de modo que saúde e relações de trabalho sejam pensadas de maneira ampla, com a compreensão da realidade em que estamos inseridos. A programação pode ser conferida aqui.
A jornada teve início no dia 29, com o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, com a presença da médica e professora Margarida Barreto. O segundo encontro ocorreu no dia 6, com o cientista político e professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro falando sobre “Formação do Estado brasileiro: as origens da subalternidade”.
Haverá emissão de certificado de participação para interessados e interessadas. O formulário é disponibilizado aos e às participantes durante a transmissão de cada evento.
Com informações do Sintrajufe/RS
315total visits,4visits today
Deixe um comentário