Confira como foi a abertura do XI Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do JU no auditório do Sindiquinze

O XI Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, organizado pela Agepoljus, teve início na noite de ontem, dia 17 de agosto, no auditório da sede do Sindiquinze, em Campinas. A abertura oficial do evento contou com a presença do Desembargador do TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos, que representou a Presidência do TRT, do Presidente do Sindiquinze e Coordenador-Geral da Fenajufe, Zé Aristéia, e do Presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes. Também estiveram presentes o Secretário do Sindiquinze, Nilton dos Santos de Lima, o Tesoureiro João Paulo Zambom, e os diretores Marcelo Amorim de Menezes e Joaquim Castrillon.

Dr. Lorival lembrou sua participação do X Seminário, em São Paulo, e destacou o momento desfavorável vivenciado pela falta de segurança em todo o País e que apesar do sucateamento proposto em todo o Judiciário Federal, os tribunais do Brasil têm investido em equipamentos e capacitação dos servidores da área da segurança. “Todos nós estamos expostos, pois, as pessoas podem tentar entrar nos tribunais com armas; e desde a época em que eu compunha o Colégio de Presidentes até a Comissão de Segurança aqui do nosso tribunal, eu percebo a preocupação em se investir em segurança”, afirmou o desembargador.

Dr. Lorival manifestou o apoio do TRT-15 a toda a área da segurança e desejou que o Seminário seja porta-voz das reivindicações do segmento a todos os tribunais do Brasil.

O Presidente do Sindiquinze falou da satisfação em receber o evento na nova sede estadual da entidade. “No ano passado, quando o Seminário ocorreu em São Paulo, o presidente Edmilton Gomes esteve aqui em Campinas e com o prédio ainda em reforma, manifestou o desejo de promover o XI Seminário Nacional aqui nesta sede”, contou ele. Zé Aristéia também relembrou o trabalho desenvolvido pelo Sindiquinze, em parceria com a Agepoljus, pela manutenção do cargo de Agente de Segurança. “Eu me lembro que, há algumas administrações anteriores, o nosso cargo estava praticamente extinto e, a partir de um trabalho desenvolvido junto aos Desembargadores, nós conseguimos reverter essa situação e hoje, temos um quadro de Agentes de Segurança renovado na 15ª Região, formado por servidores novos que possuem o desejo de fazer segurança”.

Para o Presidente da Agepoljus, chegar ao XI Seminário Nacional demonstra a importância do debate sobre os interesses dos Agentes de Segurança, além de reafirmar a força da Associação na representatividade da classe. “São 11 anos promovendo o seminário e discutindo os interesses dos Agentes de Segurança”, destacou Gomes.

Logo após a solenidade oficial de abertura, os participantes acompanharam a primeira explanação do evento com a experiência da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados e sua Organização, apresentada pelo policial legislativo, José da Costa Rocha.

O primeiro dia do XI Seminário foi encerrado com um coquetel de boas-vindas aos Agentes de Segurança e demais convidados.

Com informações da Agepoljus