Carta de Caraguatatuba e show de stand-up encerram 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas

postado em: APOSENTADOS, EVENTOS, NOTÍCIAS | 0

O encerramento da programação do 7º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas, na última quinta-feira, dia 25 de julho , foi marcado pela elaboração e leitura da Carta de Caraguatatuba e um show de stand-up com o humorista Jansen Serra.

Durante a fala na mesa de encerramento, o Secretário do Sindiquinze, Ivan Bagini, reafirmou a importância da realização do evento e destacou a necessidade do debate sobre os temas que atingem diretamente os aposentados e pensionistas do Judiciário Federal.

A coordenadora do Núcleo dos Aposentados do Sindiquinze (NAPS), Rosa Maria Costa Delfino, disse que o objetivo do 7º Encontro Sudeste havia sido cumprido, proporcionando momentos de lazer e descontração para os participantes, bem como trazendo discussões sobre temas atuais que atingem diretamente o segmento.

A também diretora do Sindiquinze, Maria Sônia Faria, integrou a comissão criada para a elaboração da Carta de Caraguatatuba e fez a leitura do documento que reafirma a defesa pelos direitos dos servidores públicos federais e manifesta apoio às atividades desempenhadas pela Fenajufe no que diz respeito às pautas da classe trabalhadora.

De acordo com a Carta, assinada por um representante de cada sindicato participante, “os aposentados e pensionistas do Sudeste integram a luta encampada por diversas entidades e movimentos sociais contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que trata da reforma da Previdência, bem como os demais projetos que retiram os direitos dos servidores do Poder Judiciário da União, ativos e aposentados, assim como dos pensionistas”.

As entidades ainda defendem a necessidade de uma maior unidade dos servidores públicos “com o objetivo de se evitar as perdas que estão anunciadas, especialmente quanto ao aumento das alíquotas previdenciárias, alíquotas extraordinárias, a redução da pensão e todas as demais mudanças que podem representar a perda de conquistas históricas dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Clique AQUI para ler a íntegra da Carta de Caraguatatuba

8º Encontro Sudeste – Após a leitura da Carta de Caraguatatuba, os participantes aprovaram o Rio de Janeiro como sede do 8º Encontro Sudeste de Aposentados e Pensionistas, que será organizado pelo Sisejufe-RJ em 2020.

Por Caroline P. Colombo, a serviço do Sindiquinze