Fenajufe e sindicatos fortalecem luta em defesa do serviço público

postado em: MOBILIZAÇÃO, NOTÍCIAS | 0

A Direção Executiva da Fenajufe realizou no último sábado, dia 7 de março, a Reunião Ampliada com os sindicatos de base no Naoum Hotel, em Brasília, com objetivo de organizar a luta nacionalmente – tendo em vista o trabalho no Congresso Nacional para combater a agenda de destruição de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.

Na pauta, os informes da Federação; informes dos Sindicatos; discussão do Plano Mais Brasil; reforma administrativa; MP 905; estratégias políticas e jurídicas de combate à EC 103/2019 (Reforma da Previdência) e mobilizações previstas para este mês.

Na abertura dos trabalhos, compuseram a mesa a coordenadora Lucena Pacheco e os coordenadores Costa Neto (substituído pelo coordenador Engelberg Belém) e Fabiano dos Santos.

Em seguida, a análise de conjuntura com foco no Plano Mais Brasil (PECs 186, 187 e 188/19); reforma administrativa, a MP 905 (Carteira Verde e Amarela), EC 95 e cenário de ataques do governo foi realizada pelo advogado membro da Comissão Jurídica da Fenajufe, César Lignelli; pela advogada integrante da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Tânia Oliveira, e também pelo consultor, assessor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e de entidades sindicais de servidores públicos, Vladimir Nepomuceno – que disponibilizou a apresentação AQUI.

As palestras foram transmitidas ao vivo na página da Fenajufe no Facebook..

Os trabalhos da tarde foram retomados com os informes da Federação e dos Sindicatos. Na composição da mesa, os coordenadores Cristiano Moreira, Leopoldo de Lima, Ramiro López e Roniel Andrade (substituido pelo coordenador Ranulfo Filho). Mais uma vez, as participações reforçaram a importância do trabalho conjunto de toda a categoria no Congresso Nacional e nas bases com foco nas atividades de março – Dia Internacional da Mulher (8M), 14 de março (dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco) e 18 de março – 18M – Dia Nacional de Greve do Serviço Público.

Resolução aprovada

A Fenajufe é contra a reforma administrativa em sua totalidade e convoca a categoria a participar ativamente das mobilizações para derrotá-la em conjunto com os demais servidores(as).

No correr da luta, devemos nos valer de todos os instrumentos possíveis para inviabilizar a perda de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.

Delegação do Sindiquinze

Participaram da reunião ampliada os coordenadores gerais Zé Aristéia, Tesoureiro do Sindiquinze, Costa Neto e Cristiano Moreira, as coordenadoras Juscileide Kliemaschewsk e Lucena Pacheco, e os coordenadores Edson Borowski, Engelberg Belém, Erlon Sampaio, Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos, Fernando Freitas, Isaac Lima, Leopoldo de Lima, Luís Cláudio, Thiago Duarte, Ramiro López, Roberto Policarpo, Ranulfo Filho e Roniel Andrade.

A delegação do Sindiquinze na reunião foi composta pelos delegados Ivan Bagini, Maria Sônia Faria, Maria Martha de Lima dos Santos, Rosa Maria Costa Delfino, Sidney Vieira Bento e Thiago dos Reis Martins, e pelos observadores Elma Maria Oliveira, Francisco Carlos Araújo Silva e Flávio Conrado Junior.