Reunião com associados da região de Ribeirão Preto debate teletrabalho e medidas de segurança para o retorno presencial

postado em: NOTÍCIAS, SINDIQUINZE EM AÇÃO | 0

A diretoria do Sindiquinze realizou, na tarde desta quarta-feira (15), a primeira reunião regional remota com os associados. Cerca de 20 pessoas se inscreveram para a conversa que teve o objetivo de ouvir os servidores quanto às principais demandas e dificuldades relacionadas ao trabalho telepresencial, além de tratar sobre outros assuntos da categoria, bem como repassar informes da atuação do sindicato junto ao Grupo de Trabalho do TRT sobre o retorno presencial, ainda sem data definida para acontecer.

Além de filiados de Ribeirão Preto, o encontro virtual com o sindicato teve a presença de colegas de Cravinhos, São Carlos e dos diretores Marcelo Amorim de Menezes e Maria Martha de Lima dos Santos.

O presidente Ivan Bagini iniciou destacando a intenção da atual diretoria em ouvir as demandas dos sindicalizados, principalmente diante da atual situação em que todos os servidores tiveram, de maneira inesperada, que trabalhar homeoffice e sem qualquer organização ou preparo. “Todos fomos pegos de surpresa com essa pandemia e pelo que temos acompanhado, as Administrações estão perdidas com as possíveis atitudes a serem tomadas”, disse.

Ivan falou sobre a participação do Sindiquinze na reunião do Grupo de Trabalho instituído pelo TRT-15 para o estudo sobre as medidas a serem implementadas quando do retorno presencial e enfatizou que o sindicato havia uma série de encaminhamentos que foram contemplados nas propostas apresentadas pela Administração do Tribunal. “O sindicato defendeu que o retorno às atividades não ocorra antes de setembro”.

O presidente ressaltou que o Departamento médico do TRT está mobilizado para que todas as medidas sanitárias e de segurança sejam implementadas para um retorno gradual e sistematizado. “Vale repetir que ainda não há nenhuma data definida para o retorno presencial. O GT analisa todas as ponderações apresentadas pelas entidades que participaram da reunião e também fará um estudo sobre as especificidades de cada local, levando em consideração as particularidades de cada região”, frisou.

PLs de interesse dos servidores públicos


A reunião desta quarta-feira contou com a presença do assessor parlamentar do Sindiquinze Alexandre Marques que fez um breve histórico dos projetos de lei de interesse dos servidores públicos em tramitação no Congresso Nacional.

Marques lembrou que, devido à pandemia do novo coronavírus, as sessões da Câmara acontecem remotamente, com tramitações mais aceleradas que o normal. O assessor falou sobre o PL 1328/2020, que suspende por 120 dias os empréstimos consignados, e recordou que a matéria foi aprovada no Senado Federal e aguarda a distribuição na Câmara dos Deputados. “A demora no andamento se justifica por não haver consenso na Câmara para a votação dessa proposta”, explicou.

Sobre as proposições que tratam especificamente da Justiça do Trabalho, Alexandre Marques comentou que as sessões do CSJT também ocorrem por videoconferência, em uma ação pela continuidade da prestação jurisdicional. “Medidas para o devido retorno presencial estão sendo avaliadas pelos conselheiros, como foi o caso da aprovação da obrigatoriedade da medição de temperatura para a entrada nos tribunais em todo o país”.

Outros temas como Reforma da Previdência, Quintos, a criação de um Posto Médico no Fórum de Ribeirão Preto e a pesquisa disponibilizada pelo Sindiquinze sobre a saúde dos servidores da 15ª no trabalho à distância também foram abordados na reunião.

Ao final, o presidente Ivan Bagini considerou que esse contato com a categoria, mesmo que virtual, é fundamental no direcionamento do trabalho desempenhado pela entidade sindical. “Mesmo durante essa quarentena, o Sindiquinze mantém o trabalho e empenho no atendimento das demandas dos associados. Fico muito feliz e agradecido pela presença de todos nessa reunião que não será a única a ser promovida pelo sindicato”, finalizou.

O Sindiquinze mantém a realização de reuniões regionais semanais para ouvir as demandas de todos os associados. O próximo encontro por vídeo acontece às 17 horas da quarta-feira (22) com filiados da região de São José dos Campos. Outras informações serão divulgadas ainda nessa semana.

Por Caroline P. Colombo

8 1visualizações hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =