Coordenadora do NAPS participa de reunião virtual dos aposentados do Sisejufe

postado em: NOTÍCIAS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS | 0

A coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sindiquinze (NAPS) Rosa Maria Costa Delfino participou, na última terça-feira (28), da primeira reunião virtual promovida pelo Departamento de Aposentados (DAP) do Sisejufe/RJ.

A assessora jurídica do sindicato Aracéli Rodrigues esteve no encontro remoto e informou sobre a manutenção do pagamento dos Quintos, as ações contra o aumento da alíquota previdenciária e sobre a parcela ‘opção’, também impetrada pelo Sindiquinze para os associados.

Além dela, o assessor parlamentar Alexandre Marques acompanhou a conversa e falou do PL 1328/2020 que suspende o pagamento dos empréstimos consignados por 120 dias. O assessor ponderou que não há acordo para votar o projeto dos consignados na Câmara dos Deputados, onde a matéria está parada. Os deputados que apoiam os servidores não têm os votos necessários para a aprovação. “É um momento de ataque ao serviço público, pois o governo quer o estado mínimo”, lembrou.

Para ele, a grande luta será pela implementação da data base. Com tantas restrições que foram impostas pelas legislações aprovadas, uma reposição anual seria a chance de os servidores não terem os salários tão defasados. O próximo aumento deve ser discutido desde agora para que possa integrar o orçamento de 2021 e ser implementado em 2022.

Após as falas, a coordenadora do NAPS agradeceu o convite para a participação com os aposentados e pensionistas do Rio de Janeiro e enfatizou que deverá trazer a ideia do encontro virtual para o núcleo do Sindiquinze. “Diante da pandemia e a necessidade do isolamento social, nós não conseguimos reunir os nossos colegas aposentados e pensionistas da 15ª Região. Precisamos aproveitar os recursos tecnológicos e manter essa aproximação com o grupo”, avalia Rosa.

Por Caroline P. Colombo com informações do Sisejufe