21 de janeiro: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Nesta quinta-feira, 21 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Instituída desde o ano de 2007, a data tem o objetivo de alertar sobre o preconceito e intolerância religiosa, além de dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões.

No Brasil, o direito à liberdade de religião ou crença é previsto pela Constituição Federal. A legislação garante o livre exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de cultos e liturgias.

O dia 21 de janeiro foi escolhido em homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância religiosa no final de 1999; e em referência ao Dia Mundial da Religião.

Como marco de atuação contra o preconceito, a Câmara dos Deputados instalou, através de reunião virtual ocorrida nesta quinta-feira, a Comissão de Juristas que irá estudar o aperfeiçoamento das leis de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil.

O Sindiquinze atua contra todo e qualquer tipo de preconceito e intolerância e está integrado aos movimentos que visam debater o tema e garantir o respeito nos diversos formatos. A sociedade necessita de iniciativas que promovam o entendimento, a tolerância e a convivência pacífica entre todos os grupos.