Destine parte de seu IR para projetos sociais na sua cidade!

postado em: NOTÍCIAS, SINDIQUINZE EM AÇÃO | 0

Que tal manter parte do Imposto de Renda que pagamos em nosso próprio município? Você sabia que pode destinar parte de seu imposto de renda aos fundos sociais da sua cidade com a simples manifestação na própria declaração de imposto de renda, sem pagar nada a mais por isso?

Ao invés de recolher o imposto devido em um Darf para a União, você pode recolher o mesmo valor dividido em três Darfs: 3% do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 3 % para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa e o restante do imposto em outro Darf para a União. Tudo calculado no próprio programa da Declaração de Imposto de Renda no modelo completo.

Quem tem imposto a restituir também pode fazer essa destinação aos fundos sociais, recolhendo o respectivo Darf até a data prevista para a entrega final da declaração. Ao receber a restituição, o valor será acrescido do montante recolhido aos fundos, corrigidos pela taxa Selic.
Assim, você garante que parte de seu imposto de renda seja investido em projetos sociais em seu município, beneficiando crianças, adolescentes e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia.

É uma forma de democracia participativa, ainda pouco conhecida.

A sugestão partiu da juíza Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, diretora do Fórum Trabalhista de Bauru, que divulgou a medida naquele município, mas que pode ser feito por todos os associados e associadas nas suas cidades. Hoje pela manhã ocorreu a palestra “Como destinar parte de seu imposto de renda aos projetos sociais de sua cidade” com o Dr. Luiz Carlos Aparecido Anézio, Delegado da Receita Federal do Brasil em Bauru, ocasião em que foi lançado o Fórum Municipal de Prevenção e Combate à exploração infantil e de estímulo à aprendizagem profissionalizante de adolescentes e jovens do Município de Bauru.

A proposta é realmente muito boa, porque pagar você já vai mesmo, mas destinar diretamente o dinheiro para alguma entidade social da sua cidade é ter a possibilidade de ver onde parte de seu imposto é utilizado e acompanhar sua utilização.

Confira no vídeo abaixo como é simples:

134 1visualizações hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =