O Sisejufe/RJ promove, na próxima segunda-feira (15), um debate sobre o ativismo contra o racismo. A atividade, que será retransmitida pela página do Sindiquinze no Facebook, integra a programação dos “21 dias de ativismo contra o racismo” que acontece até o dia 21 de março.
A live acontece a partir das 19 horas, em parceria com o coletivo Nacional de Juventude Negra – Enegrecer.
Com o tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade”, o objetivo é abordar o racismo, enquanto estrutura que sustenta as desigualdades sociais e econômicas do país.
“A crise econômica, índices de desemprego que só aumentam e a reforma trabalhista incidem diretamente na vida de negros e negras que lideram os índices de trabalhos informais, sem garantias de direitos ou qualquer proteção. Como caminharemos a partir disso? É possível uma sociedade menos desigual? Quais as estratégias de disputa da sociedade? Será que o empreendedorismo é a alternativa ao desemprego? São as perguntas que estarão rondando nosso debate”, afirma Dara Sant’Anna, da coordenação do Enegrecer.
Além da página do Sindiquinze no Facebook, os servidores também poderão acompanhar o painel pelo link sisejufe.org.br/aovivo.
A Campanha dos 21 Dias é uma iniciativa autogestionada que busca fazer um grande mosaico de eventos na forma de agenda dando visibilidade e mostrando a diversidade da luta e dos ativismos. Tornando-se um conjunto de atividades de uma agenda coletiva e unificada que encontrará no dia 21 de março, definido como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, sua culminância.
Indo para a 5ª edição, a Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo tem se consolidado como um grande espaço de debates, oficinas e diversas atividades que buscam romper com o racismo.
“Esse debate é de extrema importância. Propomos trazer a reflexão para a nossa categoria, mas queremos ultrapassar os muros do Judiciário e alcançar os cidadãos. Trabalhando em rede com outras entidades, podemos amplificar nossas mensagens. Quando tiramos a venda dos olhos de negros e negras, os retiramos da situação de entender como normal a subjugação. Só assim é possível enfrentar o racismo e buscar a liberdade”, diz a assessora política Vera Miranda.
O Sindiquinze convida todos os servidores a prestigiarem e participarem da transmissão.
Por Caroline P. Colombo com informações do Sisejufe/RJ
249total visits,1visits today
Deixe um comentário