Com cenário adverso, Fonasefe realiza seminário nos dias 15 e 16 de março e define calendário de lutas

postado em: MOBILIZAÇÃO, NOTÍCIAS | 0

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual a Fenajufe faz parte, promoverá nos dias 15 e 16 de março, segunda e terça-feira, o seminário virtual “A conta não pode ser do servidor e do serviço público”. A inscrição será feita AQUI. Além disso, o fórum definiu o calendário de lutas para enfrentar o cenário adverso com a aprovação pelo Congresso de medidas duras contra os servidores.

Confira abaixo os objetivo e a programação do evento.

“A CONTA NÃO PODE SER DO SERVIDOR E DO SERVIÇO PÚBLICO”

Data: 15 e 16 de março de 2021
Inscrições: www.fonasefe.com.br/seminario
Objetivos:
? Promover o debate dos ataques do Governo Bolsonaro aos serviços, aos servidores públicos;
? Promover avaliação política da conjuntura atual nivelando conhecimentos quanto ao cenário de destruição do Estado brasileiro, projetado através das medidas adotadas pelo governo com ênfase nas PEC 32/21,186 dentre outras e seus impactos para os serviços públicos, servidores e entidades sindicais;
? Discutir alternativas para de enfretamento as propostas do governo de corte gastos através dos serviços públicos analisando propostas que possam confrontar as argumentações do governo.
? Indicar perspectivas de ação futuras e estratégias de enfrentamento na defesa dos servidores; dos serviços públicos, bem como elaborar estratégias de luta e enfretamento durante e pôs pandemia.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15 DE MARÇO – MANHÃ
8h20 – Abertura
08h30 – A transformação do Estado brasileiro e a destruição dos serviços públicos: seus impactos para a sociedade, suas consequências para o serviço e servidores públicos.
• Maria Lucia Fatorelli – Auditoria Cidadã da Dívida
• Max Leno – Dieese
9h30 – Representação dos setores do Fonasefe – problemas enfrentados
• Saúde/Previdência – Asfoc: Paulo, Fenasps: Lídia
• Educação – (a definir)
• Administração Pública – Condsef: Sérgio Ronaldo
• Controle/Arrecadação/Fiscalização – Sinait: Bob
• Judiciário – Fenajufe: Fabiano e Thiago
10h30 – Intervenção do plenário Método: sorteio (3 inscritos por setor de base com 3 minutos cada; total: 15 falas)
11h30 – Considerações finais
12h00 – Intervalo para almoço

DIA 15 DE MARÇO – TARDE
13h00 – O Estado brasileiro e as alternativas de controle, arrecadação e tributação –
• Unacon
• Sindifisco
• Sindireceita
14h30 – Perguntas e dúvidas – Método: sorteio (2 inscritos por setor de base com 2 minutos
cada; total: 10 falas)
14h50 – Considerações finais
15h20 – Perspectivas e estratégias: as alternativas e os desafios políticos a serem enfrentados
• Centrais Sindicais: CUT, CSP-Conlutas, CTB, Intersindical – Instrumento de Luta e Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
• Fórum de direitos e liberdades democráticas
16h00 – Intervenção do plenário – Método: sorteio (5 inscritos por setor de base com 3 minutos cada; total: 25 falas)
17h20 – Considerações finais

DIA 16 DE MARÇO – MANHÃ
8h20 – Abertura e apresentação do Calendário de Lutas
08h30 – Conjuntura e organização das lutas
Convidados: PT, PSOL, PSTU e PCdoB
09h30 – Intervenção do plenário – Método: sorteio (4 inscritos por setor de base com 4 minutos cada; total: 20 falas)
11h20 – Fechamento
11h40 – Leitura do manifesto

Calendário de lutas

15 a 19/03/21 – Jornada de Luta Contra a Reforma Administrativa
15 e 16/03/21 – Seminário Nacional “A CONTA NÃO PODE SER DO SERVIDOR DO SERVIÇO PÚBLICO”
16//03/21 – Reunião ampliada discussão da conjuntura do calendário de lutas e da indicação da GREVE GERAL DOS SERVIDORES(AS) PUBLICOS(AS) do BRASIL no dia 24/03;
17/03/21 – Protocolo da Pauta reivindicações com bandeiraço e faixaço (Em Brasília e nas cidades possíveis devemos escolher um local para encher de faixa e bandeiras com nossas reivindicações, a sugestão que seja nos palácios do governo estaduais, prefeituras e no Ministério da Economia em Brasília);
18/03/21 – Dia Nacional de audiências e pressão no poder legislativo nas três esferas.
24/03/21 – INDICATIVO DE GREVE DOS SERVIDORES PUBLICOS