Sindiquinze debate a Reforma Administrativa em primeira reunião regional com associados de Araçatuba, Bauru e Presidente Prudente

postado em: NOTÍCIAS, SINDIQUINZE EM AÇÃO | 0

Encontro desta quinta-feira será com associados de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

A diretoria do Sindiquinze deu início, na tarde desta quarta-feira (17), à rodada de reuniões regionais para um debate sobre a PEC 32.

A atividade integra a Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, iniciada na segunda-feira (15) em todo o país. O objetivo é intensificar a mobilização em diversas frentes presenciais e virtuais para barrar a proposta que atinge diretamente o serviço público.

Além da Jornada de Luta, as ações integram greve e paralisações da categoria; e a solicitação de audiências e pressão nas redes sociais dos parlamentares.

Durante a reunião desta quarta, o presidente Ivan Bagini chamou a atenção dos associados presentes para as matérias que visam o desmonte dos serviços públicos e relembrou a agilidade com que o Congresso apreciou a PEC Emergencial (EC 109/2021) que, entre outros, determina o congelamento de salários e proíbe a realização de concursos públicos.

O assessor parlamentar Alexandre Marques enfatizou que, apesar de o Governo Federal propagar que a matéria irá atingir apenas os novos servidores, toda a categoria será atingida pela reforma, com exceção dos membros do Poder (parlamentares, desembargadores e ministros) e os integrantes da carreira militar.

“A PEC 32 possibilita a instituição da cooperação com instituições públicas ou privadas para a execução do serviço público. Por isso, a Reforma Administrativa abre a possibilidade de substituição de servidores públicos estáveis, por órgãos que executem o mesmo trabalho”, disse.

Marques pontuou as ações integradas à matéria que afetam a categoria, entre elas, a possibilidade de redução salarial e a contratação de terceirizados; e o fim da estabilidade no serviço público.

Neste sentido, Ivan Bagini salientou a necessidade de todas as entidades de classe se manterem unidas no combate “a esse projeto nefasto”.

Balcão Virtual

A implantação do balcão virtual, anunciada pelo TRT-15 nesta quarta-feira, bem como o trabalho remoto desempenhado durante a pandemia também foram debatidos no encontro.

O presidente do Sindiquinze informou que o Departamento Jurídico já foi acionado e estuda o que pode ser feito com relação à implementação do balcão virtual. Já sobre o trabalho remoto, os presentes debateram a utilização e fornecimento das ferramentas necessárias para que o atendimento seja mantido na Justiça do Trabalho da 15ª Região.

Por fim, Ivan explicou que o sindicato possui um grupo no WhatsApp, cujo objetivo é debater os temas relevantes da categoria e repassar informações sobre a atuação da entidade em favor dos servidores do TRT. Os associados que desejarem fazer parte do grupo podem encaminhar o nome e telefone para o e-mail comunicacao@sindiquinze.org.br.

Associados de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto se reúnem nesta quinta

Dando sequência aos encontros regionais, o Sindiquinze promove, às 18 horas desta quinta-feira (18), reunião com os associados das circunscrições de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

O encontro acontece pela plataforma Zoom, sendo que o link de acesso à sala foi remetido a todos os filiados por e-mail.

“O sindicato quer ouvir os colegas para que, juntos, possamos definir a atuação para barrar as ameaças que atingem os servidores. Por isso, convidamos todos os associados a estarem conosco nas reuniões”, finaliza Ivan Bagini.

Na próxima segunda-feira (22) o sindicato se reúne com os sindicalizados de Campinas, São José dos Campos e Sorocaba.