Painel sobre assédio moral e sexual abre Jornada de Formação sobre saúde do Sintrajufe/RS

Sindiquinze é parceiro na retransmissão dos seis encontros programados pelo sindicato gaúcho

O Sintrajufe/RS realiza, entre 29 de abril e 2 de junho, uma série de debates virtuais que integram a Jornada de Formação “A saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em ameaça: Trabalhar sim, Adoecer não”.

De acordo com o sindicato, serão seis encontros semanais que visam proporcionar discussões e reflexões sobre questões relativas a saúde e relações de trabalho no momento atual, no mundo do trabalho de modo geral e, especificamente, no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU).

Na abertura, marcada para às 18:30h desta quinta-feira, a direção do Sintrajufe/RS fará uma apresentação da jornada, dos objetivos da iniciativa e das entidades parceiras, que farão a retransmissão do evento.

O primeiro tema será “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, com a participação da médica e professora Margarida Barreto, uma das precursoras, no Brasil, em estudos sobre assédio moral no trabalho.

Margarida é médica, com mestrado e doutorado em Psicologia. Trabalha, principalmente, com temas como assédio moral no trabalho, humilhações no trabalho, saúde da mulher trabalhadora e condições de trabalho. Atua como professora instrutora do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como professora convidada na USP e no Instituto Oscar Freire. É autora, entre outros, dos livros “Assédio moral – Gestão por humilhação”, “Violência, saúde e trabalho, uma jornada de humilhações”, “Do assédio moral à morte de si” (organizadora).

O Sindiquinze é parceiro da entidade do Rio Grande do Sul neste projeto e convida todos os servidores do TRT-15 a acompanharem a transmissão e troca de informações sobre saúde no trabalho, com o primeiro debate sobre assédio moral e sexual. O sindicato fará a retransmissão da videoconferência através da página no Facebook em www.facebook.com/sindiquinze.

Por Caroline P. Colombo com o Sintrajufe/RS