Sindiquinze ingressará com ação coletiva para devolução de VPI indevidamente suprimida

postado em: NOTÍCIAS | 0

O Sindiquinze ajuizará ação coletiva em favor da categoria objetivando corrigir o erro da Administração do TRT-15 na absorção precoce da vantagem pecuniária individual (VPI), que foi indevidamente suprimida dos contracheques dos servidores desde julho de 2016, apesar de a Lei nº 13.317/2016 prever a absorção somente a partir de janeiro de 2019.

Em seu artigo 6º, a Lei nº 13.317 determinou a absorção da vantagem pecuniária individual instituída pela Lei nº 10.698/2003 e de outras parcelas que tenham por origem a referida vantagem concedidas por decisão administrativa ou judicial, incidentes sobre os cargos efetivos e em comissão, a partir da implementação dos novos valores constantes dos Anexos I e III da lei.

Ao fazer referência aos Anexos I e III, a norma pretendeu que a absorção ocorresse apenas em janeiro de 2019, data a partir da qual o reajuste remuneratório foi devidamente integralizado. No entanto, a Administração interpretou equivocadamente o dispositivo, promovendo a absorção desde a publicação da Lei nº 13.317, em 21/07/2016.

A ação coletiva visa à definição do dia 1º de janeiro de 2019 como o marco inicial da absorção da VPI prevista no artigo 6º, com a consequente determinação de devolução dos valores indevidamente suprimidos.

Por se tratar de demanda a ser proposta pelo sindicato em substituição processual (art. 8º, III, da Constituição), as decisões a serem proferidas no processo deverão beneficiar a todos os filiados, sendo desnecessária a juntada de autorização individual.

350total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + catorze =