Assembleia virtual escolhe representantes para o Encontro Nacional da Justiça do Trabalho da Fenajufe

Encontro debaterá minuta do CSJT sobre reestruturação da Justiça do Trabalho

Os cinco representantes do Sindiquinze no Encontro Nacional da Fenajufe de Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho, que será no dia 5 de junho, foram escolhidos em Assembleia Geral Extraordinária virtual na noite desta quinta-feira (27). No encontro, dirigentes e servidores demonstraram preocupação com a Minuta-de-Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que trata sobre a reestruturação da JT. Na visão geral dos participantes, a medida representa uma Reforma Administrativa interna e visa a destruição do Judiciário Trabalhista.

O Presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini, abriu os trabalhos destacando a gravidade da minuta do CSJT, que pega carona neste movimento de desmanche do serviço público. Em seguida, passou a palavra para o assessor parlamentar Alexandre Marques, que enfatizou a necessidade de um debate aprofundado sobre o tema, uma vez que a minuta deve ser pautada no CSJT em sessão marcada para o dia 25 de junho, com forte pressão pela aprovação da matéria.

O Tesoureiro do Sindiquinze e Coordenador-Geral da Fenajufe, Zé Aristéia, que participou de reunião com o CSJT sobre o tema, destacou a importância do encontro nacional no dia 5 de junho. “Teremos uma nova reunião com o CSJT no dia 9 de junho e lá iremos levar as deliberações do nosso encontro nacional”, afirmou o dirigente. “Na primeira reunião com os representantes do Conselho, nossa atuação foi no sentido de tomar conhecimento dos motivos que orientaram esta proposta de minuta. Mas percebemos que o órgão quer vincular esta minuta à distribuição de 700 vagas para nomeação nos TRTs do País e, nós, além de defendermos a desvinculação, pedimos uma dilação de prazo para debater com mais tempo esta proposta”.

Zé Aristéia lembrou que o TRT-15 não tinha servidor para cumprir a Resolução 63 do CSJT, justamente esta que está sendo alterada pela minuta, e também nem chegou perto de ter servidores para cumprir a Resolução 219 do CNJ. “O que entendemos é que esta minuta é uma tentativa de adaptar a 219 para a Justiça do Trabalho, ajustar um novo patamar e após isso fazer as nomeações. Somos contrários”, explicou ele, lembrando que só a 15ª tem atualmente 408 cargos vagos e, apesar disso, é o Tribunal mais produtivo do País.

Após abrir espaço para as falas dos participantes, os associados elegeram os representantes do Encontro Nacional da JT para o dia 5 de junho. São eles: Ivan Bagini, Maria Sônia Faria, Maria Martha de Lima dos Santos, Márcia Marcondes Terra e João Paulo Zambom.

Envio de sugestões: o Sindiquinze irá debater, junto com os delegados, as propostas que serão defendidas no evento da Fenajufe. Os associados que desejarem enviar sugestões à delegação, podem encaminhar e-mail até o dia 3 de junho para imprensa@sindiquinze.org.br.