Sindiquinze e Sisejufe realizam atividade de formação sobre conjuntura política e econômica e os desafios para os trabalhadores

O Sindiquinze e o Sisejufe/RJ realizam, na próxima quinta-feira (10), às 19h, uma atividade de formação pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O tema é “A Conjuntura Política e Econômica de 2022 e os desafios para a Classe Trabalhadora”. A reunião é preparatória para o planejamento estratégico do Sisejufe, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, também no formato virtual.

Um dos convidados do painel é Wagner Romão, professor de Ciência Política na Unicamp e ex-presidente da Associação de Docentes da Unicamp. Ele coordenou o Fórum das Seis, que reúne os sindicatos representativos de docentes e técnicos administrativos da USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza. A outra convidada é Rosana Fernandes, secretária-adjunta de Combate ao Racismo da CUT. Ela é dirigente do Sindicato dos Químicos e Plásticos SP, formada em Trabalho e Sindicalismo.

A conversa será mediada pela coordenadora da Fenajufe e diretora do Sisejufe, Lucena Pacheco; e pelo presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini.

O debate:

A complexidade da atual conjuntura nacional e os desafios impostos à classe trabalhadora nesse cenário de crise econômica e política tornam o debate urgente. É preciso refletir, traçar estratégias e, acima de tudo, manter a união com o conjunto do funcionalismo público e com os trabalhadores de uma forma geral. Só a atuação conjunta será capaz de derrotar o fascismo, evitar ainda mais retirada de direitos e retrocessos. O ano de 2022 se apresenta com enormes desafios: reforma administrativa, que foi barrada em 2021, mas ainda é uma ameaça neste ano, que também será marcado pelas eleições gerais. Ainda em meio à pandemia e com os desmandos do governo Bolsonaro, a retomada do crescimento tem ficado a cada dia mais difícil. E, diante da necessidade de romper com essa agenda repressiva, se torna imprescindível a intensificação da luta.

Para acompanhar, basta acessar o link: sisejufe.org.br/aovivo no dia e horário marcados.

Por Caroline P. Colombo com o Sisejufe/RJ