Vamos aprender, exercitar a empatia e lutar pela plenitude de direitos de todas as pessoas

postado em: NOTÍCIAS | 0

Mais uma vez neste 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+, o Sindiquinze se junta aos movimentos sociais para divulgar conteúdo que proporcione reflexões no sentido de acolher todas as pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

É um convite para adquirir conhecimento e exercitar o amor ao próximo. Nada de bom se constrói com o ódio. Por aqui, o Sindiquinze segue na luta por uma sociedade justa, fraterna, por mais igualdade e respeito irrestrito à diversidade.

Confira o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+

L = Lésbicas
São mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outras mulheres.

G = Gays
São homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero, ou seja, outros homens.

B = Bissexuais
Diz respeito aos homens e mulheres que sentem atração afetivo/sexual pelos gêneros masculino e feminino.

T = Transexuais
A transexualidade não se relaciona com a orientação sexual, mas se refere à identidade de gênero. Dessa forma, corresponde às pessoas que não se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento. As travestis também são incluídas neste grupo. Porém, apesar de se identificarem com a identidade feminina constituem um terceiro gênero.

Q = Queer
Pessoas com o gênero ‘Queer’ são aquelas que transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. A teoria queer defende que a orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social.

I = Intersexo
A pessoa intersexo está entre o feminino e o masculino. As suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal – cromossomos, genitais, hormônios, etc – não se enquadram na norma binária (masculino ou feminino).

A = Assexual
Assexuais não sentem atração sexual por outras pessoas, independente do gênero. Existem diferentes níveis de assexualidade e é comum que estas pessoas não veem as relações sexuais humanas como prioridade.

+
O + é utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero. Aqui são incluídos os pansexuais, por exemplo, que sentem atração por outras pessoas, independente do gênero.

LGBTQIA+ não são só letras, o objetivo do movimento é que cada vez um número maior de pessoas se sintam representadas e tenham as suas pautas defendidas pela sociedade. Cada letra representa um grupo de pessoas na sociedade que sofrem diferentes tipos de violência simplesmente pelo fato de não se adequarem aquilo que foi normatizado como sendo o normal na sociedade.

Por Antonio Pecht. Jr. com informações do portal Educa+Brasil

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

564 1visualizações hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =