Prazo para sanção do NS termina nesta sexta-feira

Fenajufe analisa cenários possíveis que se desdobram até a sexta-feira, 23, para a tramitação final do PL 3662/21, que trata do NS para Técnicos 

A semana continua com muita expectativa na Esplanada dos Ministérios em Brasília com reflexos diretos sobre uma das mais importantes reivindicações da carreira no Judiciário Federal: a alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico.

O prazo para o presidente da República sancionar o PL 3662/21 que institui o NS para o cargo de Técnico Judiciário termina nesta sexta-feira (23) e, segundo da Fenajufe, são três os cenários possíveis. No primeiro, Jair Bolsonaro sanciona o projeto sem vetos e, a partir daí, caberá ao Poder Judiciário promover as adequações necessárias para os próximos editais de concursos, bem como realizar a atualização do plano de cargos e salários.

Já o segundo cenário trabalha a possibilidade de veto do Presidente da República à integridade da lei ou de dispositivos específicos (veto total ou parcial). Nesse cenário, o rito se reveste de novas etapas. A matéria vetada será remetida para análise do Congresso Nacional, no prazo de 30 dias, a contar de seu recebimento (prazo para trancamento de pauta). O Congresso poderá derrubar o veto por meio dos votos da maioria absoluta dos membros das duas Casas (ao menos 257 deputados e 41 senadores) em votação alternada, iniciando pela Câmara. Caso o veto não seja derrubado, será considerado definitivamente mantido.

A terceira possibilidade que cerca a questão é que, decorrido o prazo de 15 dias sem a manifestação do Presidente da República, ocorrerá a chamada sanção tácita, no prazo de 48 horas, por meio da promulgação pelo Presidente do Senado. Se o presidente do Senado não o fizer também em 48 horas, caberá ao vice-presidente do Senado fazê-lo.

Até o fechamento desta notícia, o PL 3662/21 aguardava sanção ao lado de outras matérias. Acompanhe: Matérias aguardando sanção presidencial (clique no link)

Fonte: Fenajufe

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

557 5visualizações hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dez =