Mulheres na Justiça: diretora do Sindiquinze participa do seminário do CNJ sobre equidade de gênero

postado em: MULHERES, NOTÍCIAS | 0

O Conselho Nacional de Justiça realizou, na última semana, um seminário para discutir a paridade, equidade de gênero e os desafios enfrentados na questão da representatividade feminina na Justiça. O evento contou com a participação de lideranças femininas dos vários ramos da justiça.

O Sindiquinze esteve no Seminário representado pela diretora Sandra Cristina Dias, atual coordenadora geral da Fenajufe. Além dela, a coordenadora Lucena Pacheco também participou da abertura do evento.

O tema central do evento foi a Resolução CNJ nº 255/2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. De acordo com o texto da Resolução “todos os ramos e unidades do PJU deverão adotar medidas tendentes a assegurar a igualdade de gênero no ambiente institucional.”

No primeiro dia, as dirigentes acompanharam painéis que apresentaram estudos e estatísticas que ilustram o contexto institucional discriminatório no qual as mulheres estão inseridas. O segundo dia foi reservado às oficinas.

De acordo com Sandra, que acompanhou a oficina sobre a participação feminina em tribunais, “o evento possibilitou a discussão sobre as dificuldades e os desafios a serem enfrentados para se alcançar a equidade, sobretudo a de gênero e de raça, no Poder Judiciário, com o encaminhamento de propostas indispensáveis para mudança do perfil vigente”.

Para Lucena Pacheco, foi um momento importante para estabelecer uma abertura de diálogo e “colaborar com a construção de pautas relevantes para as servidoras, relacionadas à equidade de gênero, raça, acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, além de questões como assédio”. A coordenadora reforçou que a atividade trouxe também “oportunidade de participar de pautas femininas e boas práticas tão importantes tanto no PJU quanto para toda a sociedade”.

Por Caroline P. Colombo com informações e foto da Fenajufe

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

598total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dezoito =